Introdução

O exame de Ressonância Magnética é considerado seguro. Apesar disso, as questões de segurança que se prendem com a utilização de campos magnéticos de intensidade elevada, campos de gradiente e pulsos de radiofrequência, criam um ambiente que requer particular atenção. Os pacientes com dispositivos intra-corporais, as mulheres grávidas, a claustrofobia e ansiedade no adulto e na criança, obrigam a equipa a fazer ajustes no workflow, e uma atualização constante do profissional em Imagem Médica e Radioterapia relativamente às Guidelines internacionais, na pesquisa das condicionantes dos dispositivos, nas sequências alternativas e adaptação de parâmetros durante a realização do exame.
A evolução técnica, a melhoria dos conhecimentos, competências, o trabalho autónomo e a responsabilidade no desemprenho profissional numa equipa multidisciplinar sustentam e justificam este Curso de Formação.

Data de realização do curso

Fevereiro 2024

Estrutura curricular

- Princípios Gerais de Segurança no ambiente clínico da Ressonância Magnética

- Categorias dos Profissionais e Áreas numa Unidade de RM

- Legislação Atual

- Campos Estáticos; Campos de Gradiente; Pulsos de RF; Ruído Acústico: Efeitos Biológicos.

- Caraterísticas intrínsecas dos Equipamentos

- Contra-indicações e Cuidados na realização do exame de Ressonância Magnética

- Exemplo de uma MRI Screening Sheet: discussão. Consentimento Informado. Pacientes Grávidas.

- Responsabilidades profissionais: discussão

- Utilização de Equipamento externo na Sala de Exame

- Dispositivos Médicos Implantáveis e outros Objetos

- Dispositivos Ativos e Não-Ativos: como saber se é seguro?

- Dispositivos Condicionais: modo de atuação

- Controlo da SAR e B1+rms

- Parametrização dos Protocolos de Estudo: discussão

- Caraterísticas intrínsecas das Técnicas / Sequências de Pulsos

Documentação necessária de candidatura

Emolumentos

180 euros ou 2 prestações de 90 euros

Informação e contactos

CESPU-Formação
Rua Central de Gandra, 1317
4585-116 Gandra - Paredes
Tel. 224 157 174/06
info@formacao.cespu.pt
www.cespu.pt

Entidades parceiras

Coordenação científica

Coordenação pedagógica

Objetivos

- adquirir conhecimento na área da Segurança na prática clínica da técnica de Ressonância Magnética;

- desenvolver conhecimentos para avaliar as fontes de risco em Ressonância Magnética (riscos biológicos, do equipamento, das instalações), e a Legislação atual;

- desenvolver habilidades técnicas para avaliar as condições do paciente e riscos associados à realização do exame de Ressonância Magnética.

- refletir sobre diferentes estratégias na concretização dos exames;

- desenvolver espírito crítico e reflexivo para a tomada de decisão nos diferentes cenários;

- discutir casos práticos sobre a questões de risco associado à realização de exames e pacientes com contra-indicações relativas ou dispositivos médicos implantados, e responsabilidades do/a Técnico/a de Ragiologia/IMR.

COMPETÊNCIAS

No final do Curso de Formação, os/as formandos/as:

- mobilizam conhecimentos relativos à técnica de Ressonância Magnética para efetuar a avaliação mais correta, bem como a adaptação dos protocolos de exame;

- identificam as particularidades dos dispositivos implantados e respetivos protooclos de atuação para execução do exame previsto, ou a sua exclusão;

- identificam os protocolos mais recentes para a avaliação de um doente com riscos associados no contexto da realização do exame, nomeadamente mulheres grávidas e/ou pacientes não colaborantes / inconscientes.

- desenvolvem habilidades técnicas na adaptação dos protocolos de Ressonância Magnética em doentes com dispositivos implantados;

- desenvolvem espírito crítico e reflexivo sobre as situações mais frequentes no âmbito da Segurança em Ressonância Magnética clínica.

Metodologia

 O Curso de Formação terá a duração de 14h de sessões na modalidade de ensino à distância síncrono.

Destinatários

Técnicos de Radiologia/Imagem Médica e Radioterapia, Medicos Internos/Especialistas em Radiologia e Neurorradiologia. 

Candidatura e selecção

Candidaturas abertas. 

Nº de vagas para o curso

30

Carga horária

14 horas

Unidades de crédito do curso

1

Critérios de aprovação

Presença obrigatória em 80% do tempo letivo online para acesso à avaliação final. Avaliação individual com a duração de 40min, realizada via plataforma online. Considera-se que o/a formando/a obteve aproveitamento quando atingida uma classificação igual ou superior a 10 (dez) valores. No caso de o/a formando/a não obter aprovação, está prevista realização de uma prova de recurso em nova data, aproximadamente 7 dias após a avaliação.

Duração e regime

Modalidade de ensino à distância síncrono. O curso decorrerá no dia 23 de fevereiro, das 18h00 às 22h00, dia 24 de fevereiro, das 9h00 às 13h00, dia 9 de março, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 16h00, e dia 15 de março, das 17h00 às 18h00. 

Cronograma

Fevereiro a março de 2024 

23 de fevereiro de 2024 (18h-22h)
24 de fevereiro de 2024 (9h-13h)
9 de março de 2024 (9h-13h) e (14h-16h)
15 de março de 2024 (avaliação - 17h-18h).

Cronograma Provisório. Poderá estar sujeito a alterações pontuais, previamente comunicadas pela coordenação do curso. 

Corpo docente

Sofia Brandão, Prof.ª Doutora

Bacharel em Radiologia pela Escola Superior de Tecnologias da Saúde do Porto; Licenciado em Radiologia Escola Superior de Tecnologias da Saúde do Porto; Professora especialista em radiologia pela CESPU, Mestre em Informática Médica pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, Doutorada em Engenharia Biomédica da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Professora Adjunto Principal na Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário

Lídio Silva, Mestre

Mestre em Engenharia de Computação e Instrumentação Médica. Bacharel em Engenharia Electrotécnica. Docente nas áreas da Física e Instrumentação em Imagiologia Médica, em Licenciaturas e Mestrados da Escola Superior de Saúde do Porto; Isave; Cespu e Instituto Superior de Biotecnologia da Universidade Católica. Director Comercial para o Norte de Portugal da GE Healthcare e responsável da formação em Tomografia Computorizada e Imagem Molecular da GE Healthcare Iberia até 2012.