Introdução

A doença cardiovascular assume uma liderança destacada no mundo ocidental na morbilidade e mortalidade das populações. A morte súbita é muitas vezes a primeira manifestação dessa doença. A fibrilhação ventricular é o mecanismo mais frequente da paragem cardio-respiratória (PCR) de origem cardíaca e o seu único tratamento eficaz é a desfibrilhação eléctrica. A probabilidade de sobrevivência é tanto maior quanto menor o tempo decorrido entre a fibrilação e a desfibrilhação. Sendo a desfibrilhação rápida embora o objetivo seja difícil de atingir se realizada apenas por médicos, já que a PCR ocorre na maioria das vezes em ambiente pré-hospitalar, recomenda-se que profissionais não médicos sejam treinados e autorizados a utilizar desfibrilhadores desde que a sua atuação seja enquadrada em Programas de DAE com controle e auditoria médica planejada. Só assim se conseguirá uma conjugação de esforços que tornam a desfibrilhação um meio para atingir um objetivo final de melhoria da sobrevida após PCR de origem cardíaca. Nesse sentido, e com a intenção de promover a utilização de Desfibrilhadores Automáticos Externos (DAE) em locais públicos ou em veículos de emergência, especifica-se esta ação que visa formar operações de Desfibrilhação Automática Externa.

Data de realização do curso

11 de novembro de 2023 (Vila Nova de Famalicão)

Vagas preenchidas.

18 de novembro de 2023(Vila Nova de Famalicão)

Vagas preenchidas.

25 de novembro de 2023 (Vila Nova de Famalicão)

Inscrições abertas até dia 10 de novembro de 2023.

(Vagas sujeitas a confirmação)

Estrutura curricular

▪ Cadeia de Sobrevivência. 
▪ Riscos para o reanimador.
▪ Algoritmo de SBV. 
▪ Posição lateral de segurança. 
▪ Algoritmo de desobstrução da via aérea. 
▪ Algoritmo de SBV com DAE.

Acreditação(ões)

A Entidade Formadora é Certificada pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) 

Documentação necessária de candidatura

Emolumentos

Alunos de Licenciaturas da CESPU
50 Euros (Oferta de máscara de bolso)

Público Geral
70 Euros (Oferta de máscara de bolso)

Informação e contactos

CESPU - Formação
Rua Central de Gandra, 1317
4585-116 Gandra - Paredes
Tel. 224 157 174/06
info@formacao.cespu.pt
www.cespu.pt

Local(is) de formação do curso

Vila Nova de Famalicão
Campus Académico de Famalicão
R. José António Vidal,81
4760-409 Vila Nova de Famalicão - PORTUGAL
Gandra - Paredes
Campus Universitário de Gandra - Paredes
Avenida Central de Gandra, 1317
4585-116 GANDRA PRD - PORTUGAL
Telefone: +351 224 157 100 (Chamada para a rede fixa nacional)

Coordenação científica

Coordenação pedagógica

Objetivos

Adquirir competências que lhe permitam realizar corretamente manobras de SBV com utilização de um Desfibrilador Automático Externo (DAE), numa vítima em paragem cardiorrespiratória

Específicos (Operacionais)
▪ Compreender o conceito de cadeia de sobrevivência;
▪ Identificar os potenciais riscos para o reanimador;
▪ Saber executar corretamente as manobras de SBV; 
▪ Conhecer o conceito de DAE; 
▪ Identificar as regras de segurança inerentes à utilização de DAE;
▪ Descrever os passos e a sequência de intervenções com o DAE; 
▪ Saber executar corretamente o algoritmo de SBV com utilização de DAE.

Destinatários

Profissionais de saúde e leigos.

Candidatura e selecção

 A seleção é realizada por ordem de inscrição. 

Carga horária

7 horas

Critérios de aprovação

Avaliação Prática Contínua.

Para ficar aprovado terá o formando que obter classificação igual ou superior a 10 valores.

Cronograma

Horário: 9h às 13h e das 14h às 18h.

Corpo docente

Fernando Fernandes Gonçalves, Enf.

Enfermeiro Especialista do Serviço de Urgência e VMER do Hospital de Braga; Curso Pós-Licenciatura em Enfermagem Médico-Cirúrgica, vertente doente crítico. Instrutor Internacional dos cursos: First Aid, CPR e AED, First Responder, GEMS, PEPP, AMLS, ITLS adulto e pediátrico, Gestão de Crise e Incident Comand System (ICS); Instrutor Nacional dos cursos: SBV e DAE, AAPCR e CETC. Formador Nacional da Cruz Vermelha Portuguesa de: CBPS, CEPS, SBV, SBV DAE, TAT E TSP. Formador INEM: SBV DAE, TAT, TAS e SAV. Coordenador técnico-pedagógico do curso ITLS Chapter CESPU.

Mário Branco, Enf.

Mestre em Enfermagem Médico-Cirúrgica. Pós-Graduação em Enfermagem de Emergência. Enfermeiro Viatura Médica de Emergência e Reanimação CHUSJ, Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica no Centro Hospitalar Universitário São João. Formador SBV INEM.  Formador de ITLS CESPU, Doutorando em Enfermagem no Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa. Oficial de Bombeiro 2ª nos Bombeiros Voluntários de Gondomar, 

Olga Ribeiro, Enfa.

Licenciada em Enfermegm, Enfermeira Serviço de Urgência Médico Cirúrgica, Instrutora SBV/DAE, acreditado pelo INEM e ECSI Education Center – American College of Emergency Physicians.

Hugo Sousa, Enf.

Mestre em Enfermagem Médico-Cirúrgica; Pós-Graduação em Trauma Emergência e Catástrofe; Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica. Enfermeira na Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente do Hospital de Braga; Enfermeiro Coordenador Hospitalar de Doação e Transplantação de Órgãos do Hospital de Braga; Formador nos cursos de Ventilação Mecânica Invasiva e Monitorização do Doente Crítico, coordenador e formador do programa de Suporte Básico de Vida e Desfibrilação Automática Externa da CESPU formação; Formador ITLS da CESPU formação; Formador acreditado do Emergency Care & Safety Institute.

Francisco Sousa, Enf.

Licenciado em Enfermagem com curso de pós-licenciatura de especialização em Enfermagem Médico-Ciúrgica. Formador do Instituto Nacional de Emergência Médica. 

Filipa Paulo, Enf.ª

Enfermeira com mestrado em Enfermagem, com especialização Médico-Ciúrgica e curso de Pós Licenciatura em Enfermagem com Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica. Formadora CESPU. 

Eulália Pereira, Enf.ª

Enfermeira no Hospital de Braga no Serviço de Urgência Geral / Pediátrica /Emergência Interna/ Unidade de Cuidados Intermédios. Enfermeiao na Viatura Médica de Emergência e Reanimação do Hospital de Braga/VMER de Braga

Elisa Freire, Enf.ª

Licenciada em Enfermagem pela Escola Superior de Enfermagem de Viana do Castelo. Formadora do curso de SBV‐DAE. 

Sofia Castro , Enf.

Enfermeira nos Cuidados Geroas do Serviºço de Urgência do Hospital Senhora da Oliveira, Guimaões. Licenciatura em Enfermagem, Pós graduação em Emergência e Trauma e Especialização em Enfermagem Medico - Cirúrgica. Formadora do curso de SBV‐DAE

Catarina Neto, Enf.ª

Licenciatura em Enfermagem. Enfermeira no Serviço de Atendimento Permanente/Serviço de Urgência, Serviço de Internamento Cirúrgico, Consulta Externa e Unidade de Cuidados Continuados do Hospital Narciso Ferreira. Fromadora SBV- DAE. 

Carla Martins, Dra

Especialista em Gestão de Unidades de Saúde pela Universidade do Minho, licenciada em Análises Clínicas e Saúde Pública, a exercer funções no Instituto Nacional de Emergência Médica como Técnico de Emergência Préhospitalar desde 2006. Entre 2010 e 2013 com funções de responsável de meio na Ambulância de Suporte Imediato de vida de Vila do Conde, Desde 2013 com funções de apoio à Coordenação do Centro de Formação do Porto, com responsabilidade pela gestão de materiais e equipamentos, bem como pela coordenação de diversas ações de formação. Desde 2016 auditor interno da qualidade no Instituto Nacional de Emergência Médica. Desde 2018 com funções de Diretor no Centro Humanitário da CVP de Macieira de Rates Aptidão para desenvolver trabalho em equipa. 

Cátia Silva, Dr.ª

Licenciatura em Segurança Comunitária e Pós-graduação em Gestores de Emergência e Socorro. Formadora de Tripulante de Ambulância de Socorro (INEM) e SBV-DAE. 

Renato Silva, Dr.

Licenciado em Psicopedagogia Curativa. Formador INEM desde Agosto de 2007 dos seguintes cursos: ▪ SBV; SBVP; DAE; ▪ Emergências médicas nível I; ▪ Trauma Nível 1; Extração de Vítimas Encarceradas; Abordagem e Gestão de Situações de exceção; Formação de Formadores SBV-DAE; Formação de Formadores de TAS; Novas competências TE; Coordenador desde outubro de 2011 dos seguintes cursos: SBV Adulto; SBVDAE; Formação de Formadores SBV/DAE; RTAS; TAS; Protocolo TVASE (TEPH);

Ângela Araújo, Enf.ª

Enfermeira no Instituto Nacional de Emergencia Médica (INEM). Pós-Graduação em Gestão de Cuidados de Saúde. Formadora do curso de SBV‐DAE. 

Rui Fonseca, Enf.

Licenciado em Enfermagem pela Escola Supeior de Saúde de Vale do Ave. Mestrado em Direção e Chefia dos Serviços de Enfermagem e Pós-Graduação em Gestão de Serviços de Enfermagem pela Escola Superior de Enfermagem do Porto. Pós-Licenciatura de Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica, pela Escola Superior de Enfermagem do Porto. Enfermeiro de Cuidados Gerais no Centro Hospitalar do Médio Ave EPE, no Hospital Narciso Ferreira e no First Intervention Associaition. Formador CESPU.