Introdução

O ITLS (International Trauma Life Support) foi fundado no início dos anos 80 como BTLS. Desde as suas raízes foi designado como um curso local e regional de educação de trauma para profissionais de SEM, o BTLS cresceu até atingir mais de 70 núcleos no mundo inteiro. Em 2005, o BTLS tornou-se ITLS para melhor reflectir o alcance da organização.

Nos últimos anos, a oferta formativa tem sido diversificada de forma a colmatar as necessidades dos profissionais, o ITLS Access tem como pretensão o desenvolvimento de competências fulcrais para os profissionais na área do desencarceramento de vítimas de Trauma.

Data de realização do curso

Em breve

Estrutura curricular

Abordagem do cenário de acidente

Estabilização

Acessos á vítima

Abordagem da vítima ou vítimas

Imobilização e Extração 

Informação e contactos

CESPU - Formação
Rua Central de Gandra, 1317
4585-116 Gandra - Paredes
Tel. 224 157 174/06

Local(is) de formação do curso

Lisboa - Alcabideche
Bombeiros Voluntários de Alcabideche
Rua dos Bombeiros Voluntários, nº 159
2645-030 Alcabideche

Objetivos

O Curso tem por objectivo geral fornecer conhecimentos teórico-práticos, baseados em Guidelines, que reforçam e uniformizem a formação de médicos, enfermeiros, TAS´s eTAE´s na área do desencarceramento de vítimas de Trauma. Espera-se que, no final do curso, os profissionais de saúde adquiram conhecimentos fundamentais, que lhes permitam ter uma conduta uniforme de atuação perante situações específicas de desencarceramento a vítimas de Trauma.

Metodologia

O curso desenvolve-se em aulas teórico-práticas, mas essencialmente em aulas práticas e de simulação avançada em cenários de acidente com vítimas de Trauma. Utiliza-se fundamentalmente o método activo com recurso à técnica de resolução de cenários práticos e casos clínicos.

Os formandos serão divididos em grupos e evoluirão pelas bancas práticas em crescente de diferenciação clínica.

Cada equipa (5 formandos) terá um tutor destacado, constituindo uma referência de suporte para todos os elementos da mesma. Cada formando deverá apresentar-se com roupa leve e prática. O ratio formador/formando é de 1:5.

O curso terminará com avaliação teórica e avaliação prática de casos clínicos.

Candidatura e selecção

Ordem de inscrição.

Nº de vagas para o curso

24

Carga horária

8 horas

Corpo docente

Filomena Horta Correia, Dr.ª

Doutoranda em Saúde Pública, Mestre em Medicina de Catástrofe, Licenciada em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, especialista em Saúde Pública. Formadora internacional Sénior Instrutor do Emergo Train System (ETS), instrutora dos cursos de CETC, SBV DAE, PEPP, GEMS e ITLS. É Medical Coordinator do Chapter do ITLS Portugal e Angola.

Luís Gonçalves, Enf.

Enfermeiro Chefe, responsável pela Gestão de Recursos Humanos de Enfermagem da Força Aérea Portuguesa. Enfermeiro do serviço de Helitransporte Emergência Médica e exerceu funções de coordenador VMER-CSC. Instrutor internacional dos cursos ITLS Provider e ITLS ACCESS. Instrutor de Trauma, Emergência Médica, Catástrofe e NRBQ, Primeiros Socorros, TESD – Técnicas de Extração Salvamento e Desencarceramento. Mestre em Enfermagem Médico-Cirúrgica. 

Ricardo Pires, Enf.

Licenciado em Enfermagem, Pós Graduado em Medicina do Conflito e da Catástrofe, Pós Graduado em Clínica de Emergência em Saúde. Instrutor internacional dos Cursos Medical Response to Major Incident, ITLS Provider, ITLS ACCESS, PEPP,instrutor Internacional dos Cursos American Heart Association, BLS, ACLS e PALS, CITO (International Centre for Emergency Techniques). Formador Nacional da Escola Nacional de Bombeiros na área do Salvamento e Desencarceramento, Formador Nacional do INEM nas áreas do SBV, SBV-D, TAT e TAS