Licenciado em Medicina Veterinária pela Universidade de Pisa (2005), onde obteve igualmente o grau de Doutor, com uma dissertação dedicada à expressão da proteína PTEN e às suas implicações prognósticas em tumores mamários caninos e felinos (2009). É Fellow da Higher Education Academy (FHEA) e diplomado do Colégio Europeu de Patologia Veterinária (DipECVP) desde 2015.
Após exercer funções como patologista de investigação na área da biologia das células estaminais (2009–2010) e como patologista de diagnóstico (2011), integrou a Universidade de Liverpool em novembro de 2011 como Docente (Lecturer) em Patologia Veterinária. Encontra-se fortemente envolvido na docência de Patologia Anatómica e Geral, com particular enfoque na Neoplasia.
Desenvolveu o Serviço de Imunohistoquímica de Diagnóstico, destinado a apoiar a classificação e a avaliação prognóstica de diversos tumores em animais de companhia, sendo atualmente responsável pelos serviços de Imunohistoquímica e Microscopia Eletrónica. É autor de mais de 20 artigos científicos com revisão por pares nas áreas da biologia tumoral, investigação biomédica e técnicas imunohistoquímicas.