CLNE project

 

PÁGINA OFICIAL DO PROJETO: CLINICAL LEADERSHIP IN NURSING EDUCATION

O projeto CLINICAL LEADERSHIP IN NURSING EDUCATION (KA220-HED-C1F4D8AB), enquadra-se no programa Erasmus+ e conta com a participação da UCLL – UC Leuven-Limburg University of Applied Sciences (Bélgica), Laurea University of Applied Sciences (Finlândia) e a CESPU - Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário, CRL (Portugal).

 

Objetivos: o que se pretende

Liderança clínica

A Liderança Clínica (LC) (Cinical Leadership) é essencial no exercício profissional dos enfermeiros para que se possam garantir cuidados seguros e de alta qualidade, prestados de forma eficiente, num atual sistema de saúde complexo e com recursos cada vez mais limitados. No entanto, a LC não está bem definida nem integrada nos currículos de educação em enfermagem por toda a Europa. Assim, este projeto tem como objetivo desenvolver um enquadramento conceptual sobre LC, a partir do qual os currículos de formação em enfermagem serão revistos, no sentido de serem reformulados para uma melhor e mais sistematizada abordagem à LC, na formação de base dos estudantes. A finalidade será fortalecer a profissão de enfermagem e melhorar a prestação de cuidados seguros e eficientes contando, para isso, com a disseminação dos resultados deste projeto em larga escala, para que possam ser contributos para outros países da UE.

Atividades que se esperam concretizar

Em primeiro lugar, será desenvolvido um enquadramento conceptual preliminar para a LC, com base numa revisão da literatura. Esse enquadramento será discutido em workshops/grupos focais com diferentes intervenientes de interesse e especialistas em LC nos três países parceiros. Em segundo lugar, será criada uma ferramenta de análise SWOT, que será utilizada para examinar como as competências de LC se desenvolvem nos estudos de enfermagem. De seguida, poderão ser sugeridas medidas que possam ajustar os currículos dos cursos de formação em enfermagem, para uma melhor inclusão da LC. Por último, os resultados do projeto serão divulgados através de uma biblioteca aberta de LC, composta por material teórico e pedagógico, estará disponível para todas as partes interessadas.

Resultados do projeto e outros resultados esperados

Como resultado do projeto, além do conhecimento gerado sobre a LC, serão criados materiais e ferramentas que permitam o seu desenvolvimento na educação em enfermagem. Os resultados promoverão a LC em enfermagem em diversos contextos de cuidados de saúde nos países parceiros e, de forma mais ampla, na Europa. As instituições e os serviços de saúde, bem como os próprios clientes/doentes beneficiarão dos resultados, decorrentes das alterações ao nível da formação dos enfermeiros, baseada nas evidências geradas.

 

 

OFFICIAL PROJECT PAGE: CLINICAL LEADERSHIP IN NURSING EDUCATION

The project CLINICAL LEADERSHIP IN NURSING EDUCATION (KA220-HED-C1F4D8AB), is part of the Erasmus+ program and has the participation of UCLL – UC Leuven-Limburg University of Applied Sciences (Belgium), Laurea University of Applied Sciences (Finland) and CESPU - Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário, CRL (Portugal).

 

Objectives: What is intended

Clinical Leadership

Clinical Leadership (CL) is essential to the professional practice of nurses to ensure that care is safe, high-quality, and delivered efficiently within the current complex healthcare system with increasingly limited resources. However, CL is neither well-defined nor fully integrated into nursing education curricula across Europe. This project therefore aims to develop a conceptual framework for CL, from which nursing education curricula will be reviewed and revised to provide a more systematic and effective approach to CL in the foundational training of students. The ultimate goal is to strengthen the nursing profession and improve the provision of safe and efficient care, with the dissemination of the project results on a large scale so that they can contribute to other EU countries.

Planned Activities

Firstly, a preliminary conceptual framework for CL will be developed based on a literature review. This framework will then be discussed in workshops/focus groups with various stakeholders and CL experts in the three partner countries. Secondly, a SWOT analysis tool will be created to examine how CL competencies are developed within nursing studies. Subsequently, measures may be suggested to adjust nursing education curricula to better incorporate CL. Finally, the project results will be disseminated through an open-access CL library, composed of theoretical and pedagogical materials, which will be available to all stakeholders.

Project Outcomes and Other Expected Results

As a result of the project, in addition to the knowledge generated on CL, materials and tools will be created to support its development in nursing education. The outcomes will promote CL in nursing across various healthcare contexts in the partner countries and, more broadly, across Europe. Institutions and healthcare services, as well as clients/patients, will benefit from these results, arising from evidence-based changes in nurse training.

 

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CLNE Staff