06.01.2026

 

Estudantes ganham contacto direto com inspeção sanitária do pescado em Portugal.

 

A Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário (CESPU), através do Instituto Universitário de Ciências da Saúde (IUCS) e a Docapesca – Portos e Lotas, S.A. celebraram um Protocolo de Cooperação que visa reforçar a componente prática da formação dos estudantes do Mestrado Integrado em Medicina Veterinária.

O protocolo tem como principal objetivo estabelecer formas de cooperação no âmbito das unidades curriculares de Inspeção Sanitária I e II, permitindo aos mestrandos contacto direto com a realidade profissional através de visitas às lotas de Portugal Continental. Estas visitas visam demonstrar técnicas e metodologias de trabalho desenvolvidas no contexto da primeira venda de pescado, contribuindo para o desenvolvimento de competências técnicas, relacionais e organizacionais essenciais à futura qualificação profissional dos estudantes.

O IUCS ministra um Mestrado Integrado em Medicina Veterinária orientado para a formação de profissionais altamente qualificados, com competências nas áreas da clínica e cirurgia veterinária, segurança alimentar, produção e bem-estar animal e saúde pública. O curso valoriza ainda a sensibilização para o bem-estar animal e a aplicação do conceito de One Health (Uma Só Saúde), destacando o papel fundamental do médico veterinário na medicina preventiva, no controlo de zoonoses e na proteção da saúde pública.

A Docapesca, enquanto empresa do setor empresarial do Estado, tem como missão a prestação do serviço público da primeira venda de pescado, bem como a administração e exploração dos portos de pesca, lotas e marinas de recreio sob a sua jurisdição, promovendo a sua exploração económica sustentável e a valorização do património público que lhe está afeto.

O desafio lançado pela CESPU à Docapesca para integrar a componente prática das referidas unidades curriculares traduz-se numa mais-valia significativa para a formação académica dos mestrandos. A possibilidade de observar in loco o exercício das tarefas realizadas nas lotas permite aos estudantes compreender de forma concreta a aplicação dos conhecimentos teóricos, num ambiente real e altamente enriquecedor.

Esta iniciativa contribui também para dar a conhecer a atividade desenvolvida pela Docapesca, estimulando o interesse, a motivação e a eventual especialização futura dos estudantes.

Em síntese, este protocolo constitui uma mais-valia para ambas as entidades, ao reforçar a ligação entre o meio académico e a realidade profissional, promovendo a partilha de conhecimento, a aprendizagem em contexto real e a valorização das competências práticas dos mestrandos, contribuindo assim para uma formação mais completa e alinhada com as exigências do setor.

 


Etiqueta(s): Ensino universitário Instituição