A CESPU celebrou o seu 43.º aniversário com uma cerimónia institucional realizada a 14 de novembro, no Campus Universitário de Gandra, e com um concerto no dia 15 de novembro.
A instituição assinalou mais um ano dedicado ao ensino e à formação de profissionais de saúde, reforçando o compromisso com a qualidade pedagógica e científica que a distingue. A celebração foi também momento para destacar progressos, inovação e a concretização de objetivos resultantes do trabalho contínuo de todos os que contribuem para o desenvolvimento e prestígio da CESPU.
Este marco simbólico permitiu igualmente homenagear aqueles que, com dedicação, competência e espírito de missão, sustentam diariamente o sucesso da instituição. A sessão incluiu um momento especial de reconhecimento aos colaboradores que completaram 30 anos de serviço na CESPU.
Durante a cerimónia, a Lusitânia - Companhia de Seguros, S.A. entregou um donativo às quatro Unidades de Investigação da CESPU.
O programa contou com intervenções do Presidente da Câmara Municipal de Paredes, Dr. Alexandre Almeida, e do presidente do Conselho de Administração da CESPU, Prof. Doutor António Almeida Dias. A sessão solene encerrou com a intervenção da Ministra da Saúde, Profª. Doutora Ana Paula Martins.
Na sua intervenção, a Ministra da Saúde afirmou que a CESPU “se afirmou como um exemplo de como o ensino superior pode estar ao serviço do desenvolvimento humano, social e económico de uma região e de um país”. Sublinhou ainda o impacto direto da instituição através da formação de “milhares de profissionais altamente qualificados que hoje servem o Serviço Nacional de Saúde e o Sistema de Saúde”.
A Ministra destacou igualmente o papel de proximidade da CESPU junto da comunidade local, reforçando que “Paredes e toda a região do Vale do Sousa beneficiam há décadas de serviços, projetos sociais e ações de voluntariado que fazem da CESPU um verdadeiro agente de coesão territorial”.
A cerimónia ficou também marcada pela formalização do acordo para a constituição do Centro Académico Clínico do Tâmega e Sousa, iniciativa que visa promover o desenvolvimento da investigação clínica integrada num contexto de prestação de cuidados de saúde.
Desde a sua fundação, em 1982, a CESPU tem sido um pilar do ensino superior em Portugal, consolidando-se como instituição de referência na formação e investigação na área da saúde. Ao longo de mais de quatro décadas, construiu e aprofundou um projeto educativo orientado pelos valores do rigor, ética, solidariedade e serviço público.
A CESPU agradece a todos os que honraram a instituição com a sua presença na cerimónia institucional e no concerto comemorativo, que contou com a atuação do “Coro Génesis”.