22.10.2025

Projetos nos setores de Ensino e Formação Profissional e Educação de Adultos reforçam a aposta na internacionalização e no desenvolvimento de competências.

 

O IFP-CESPU viu aprovadas duas candidaturas na Ação-Chave 1 (KA1) — Mobilidade individual para fins de aprendizagem do Programa Erasmus+.

Uma das candidaturas, enquadrada no setor de Ensino e Formação Profissional (KA121), decorre da Acreditação Erasmus+ obtida este ano, consolidando o reconhecimento europeu do trabalho desenvolvido pela instituição nesta área.

No setor de Educação de Adultos, o IFP-CESPU obteve financiamento para o projeto “Breaking Barriers – Lifelong Opportunities for All in Adult Education” (KA122), que decorrerá até 31 de julho de 2026.

O IFP-CESPU acredita que proporcionar experiências internacionais a jovens, adultos e staff docente e não-docente é essencial para o desenvolvimento de competências pessoais e socioprofissionais, para a inovação pedagógica, e para o reforço da cidadania ativa e do sentimento de pertença à União Europeia.

Cientes da relevância dos Cursos de Aprendizagem na promoção de uma mão-de-obra qualificada na região, e da crescente procura destes percursos formativos, o IFP-CESPU pretende, através das mobilidades, otimizar métodos e ferramentas de ensino, contribuindo para o fortalecimento do Espaço Europeu da Educação. Estes projetos representam ainda um passo decisivo na implementação do plano de internacionalização do IFP-CESPU, reforçando o compromisso com uma formação aberta, inclusiva e de qualidade.

No âmbito da Educação de Adultos, o projeto aprovado destaca-se pelo seu contributo para o reconhecimento da aprendizagem ao longo da vida, a inclusão social e a igualdade de oportunidades, princípios que norteiam a missão da instituição.

Ao longo do período de execução dos projetos, o IFP-CESPU irá promover diversas mobilidades internacionais. No âmbito do Ensino e Formação Profissional irá enviar aprendentes dos Cursos de Aprendizagem para estágios de 45 a 90 dias em países como Itália e Espanha, bem como promover a participação de docentes e staff não-docente em atividades de jobshadowing, missões de ensino/formação e cursos de capacitação em Espanha, Itália e Chipre.

Por sua vez, no âmbito da Educação de Adultos, prevê-se a realização de cursos de formação e períodos de observação profissional (jobshadowing) por parte do staff docente e não-docente em Espanha, República Checa, Hungria e Grécia; bem como a participação de cinco adultos aprendentes em mobilidades de grupo, com visitas a centros de formação e empresas internacionais de diferentes setores de atividade.

Estas oportunidades permitirão aos participantes adquirir novas competências psicossociais e profissionais, enquanto a nível institucional serão adotadas novas práticas e políticas de aprendizagem, alinhadas com o referencial europeu, com vista a melhorar os resultados formativos e a empregabilidade dos formandos, respondendo de forma mais eficaz às necessidades do tecido empresarial.

Para saber mais sobre os projetos Erasmus+ do IFP-CESPU, visite:
🔗 https://erasmuska1-cespu.my.canva.site/

ANEEF Logo V01 Cor 1920X678

LOGO ERASMUS 1024X512

Cofinanciado Pela Uniao Europeia POS Horizontal

 


Etiqueta(s): Ensino Instituição