A CESPU, através da Escola Superior de Saúde do Vale do Ave (ESSVA), marcou presença na Noite Europeia dos Investigadores (NEI 2025), que decorreu a 26 de setembro no Fórum Braga, entre as 14h30 e as 24h00.
Durante dez horas, cerca de 900 docentes, investigadores e estudantes de diversas institutições dinamizaram mais de 180 atividades – experiências, workshops, debates, exposições e jogos interativos – dirigidas a todas as idades. O público pôde, por exemplo, explorar o mundo das algas, construir modelos moleculares, descobrir materiais termoelétricos, analisar dados matemáticos ou compreender como a geofísica desvenda o que está oculto sob a superfície da Terra.
Promovida pela Comissão Europeia desde 2005, a Noite Europeia dos Investigadores decorreu em simultâneo em 30 países e 300 cidades europeias, com o objetivo de celebrar a ciência, aproximá-la dos cidadãos e despertar o interesse pelas carreiras científicas, sobretudo junto dos jovens.
Agradecemos a todos os docentes e estudantes da ESSVA-CESPU que representaram a nossa instituição e tornaram possível esta participação ao mais alto nível.