13.03.2023

 

A CESPU – Cooperativa de Ensino Superior, Politécnico e Universitário, fundada em 1982, é uma Instituição portuguesa de referência no ensino das Ciências da Saúde, abriu uma universidade no Brasil a “Faculdade CESPU Europa”.

A CESPU escolheu a cidade de Jaboatão dos Guararapes, Região Metropolitana do Recife, no estado de Pernambuco, para receber o primeiro campus brasileiro. O estado, localizado no Nordeste brasileiro foi escolhido pelo alto potencial nas áreas para atuação dos futuros profissionais, pois é um dos 3 maiores polos de saúde da América do Sul, além da localização geográfica estratégica que permite uma maior mobilidade e intercâmbio para a Europa.

A Faculdade CESPU Europa iniciou oficialmente as atividades no passado dia 10 de março com receção aos alunos, reuniões com os coordenadores dos cursos, e uma aula Inaugural ministrada pelo presidente do Grupo CESPU, o Prof. Doutor António Almeida-Dias e com a presença de várias autoridades, nomeadamente o Prefeito de Jaboatão de Guararapes, Mano Medeiros, a secretária de Saúde do município, Zelma Pessoa e representantes de hospitais e colégios.

Antecedendo a abertura oficial o Presidente do Grupo CESPU, Prof. Doutor António Almeida Dias, acompanhado pelo Prof. Doutor Luis Martins da Silva, do Conselho de Administração da CESPU e o Diretor Geral da CESPU Europa, Dr. Miguel Martins, foram recebidos na Sede do Governo do Estado pela Governadora do Estado, Drª Raquel Lyra, onde apresentaram cumprimentos, a Instituição e o projeto para o Brasil. Na reunião estiveram também presentes o secretário estadual de Pernambuco da Fazenda, Dr. Wilson José de Paula e o Deputado Federal, Dr. Mendonça Filho.

A Faculdade CESPU Europa inicia a sua atividade com cerca de 100 estudantes, divididos pelos cursos de Odontologia, Psicologia, Fisioterapia e Enfermagem. No segundo semestre, a instituição passa a oferecer também o curso de Educação Física.

O campus tem mais de 5 mil m² de área construída, com uma infraestrutura inovadora pensada, desde o início, para proporcionar aos seus estudantes as últimas novidades em tecnologia, inovação e network global com a possibilidade de docentes e estudantes realizarem mobilidade, em Portugal, partilhando conhecimentos científicos, técnicos e culturais.

Salientamos que a CESPU já difunde conhecimento na área de Saúde na Europa, África e América do Sul.

Faculdade CESPU Europa/ www.cespu.com.br


Etiqueta(s): Instituição