25.11.2022

 

Na Semana Mundial de Consciencialização Antimicrobiana (WAAW) (18 a 24 novembro), decorreram inúmeras iniciativas e campanhas em todo o mundo para a sensibilização do uso responsável de antibióticos e da problemática atual da Resistência aos Antimicrobianos.

Este ano o tema da WAAW centrou-se no “Prevenindo a Resistência Antimicrobiana Juntos” e também o Instituto Universitário de Ciências da Saúde (IUCS) - CESPU aliou-se a esta iniciativa com o lançamento do projeto de extensão universitária MicroMundo.

O projeto MicroMundo é um projeto de Ciência Cidadã inovador na área da Microbiologia e inicialmente criado nos Estados Unidos da América (2012) com a designação “Small World Initiative”. Este projeto decorre atualmente em mais de 30 países, com a intervenção de centenas de docentes/investigadores universitários e milhares de alunos escolares, ainda que com designações variáveis (por exemplo, “Small World Initiative” ou Tiny Earth nos EUA, “Antibiotics Unearthed” em Inglaterra, etc.). Na Europa, foi implementado em Espanha em 2016 com um grande sucesso em mais de 25 universidades e em 2018 foi implementado em Portugal, tendo sido nesse ano adotada a designação ibérica de MicroMundo. No ano letivo de 2018/2019, a atual docente IUCS Ana R. Freitas teve formação especializada em Madrid para ser de forma oficial instrutora parceira do projeto e participou na implementação e coordenação do MicroMundo através da Universidade do Porto. Juntam-se agora as docentes Carla Miranda e Sandra Quinteira para em conjunto implementarem o projeto no IUCS durante o corrente ano letivo com a participação voluntária de 7 estudantes de diferentes ciclos de estudos e áreas que incluem as Ciências Biomédicas, Ciências Forenses e a Medicina Veterinária. Contam também com a colaboração de Patrícia Pacheco, Técnica do laboratório de Microbiologia, na preparação do material a ser usado na formação dos nossos estudantes universitários, e com o apoio da empresa NZYTech no patrocínio de consumíveis.

Este projeto de importância pedagógica, científica e social assenta em sessões e atividades ministradas por estudantes universitários (acompanhados por docente universitário ou investigador) a alunos do ensino básico ou secundário, em que o desafio experimental é o de procurar, em amostras de solos, microrganismos produtores de novos antibióticos. Adicionalmente, pretende-se com este projeto despertar os alunos, ainda em época escolar, para a área das ciências da vida consciencializando-os em simultâneo para a problemática atual da Resistência aos Antimicrobianos.

Durante o corrente ano letivo, os estudantes universitários voluntários terão formação teórica e prática sobre o projeto e irão ser os tutores das sessões a decorrer na Escola Básica e Secundária de Cristelo, Paredes. As organizadoras do MicroMundo@IUCS_CESPU esperam estender este projeto a outras escolas da região nos próximos anos e continuar a motivar estudantes do universo CESPU para participarem neste projeto educacional aliciante. Com base na experiência anterior, Ana R. Freitas não tem dúvidas que “os nossos estudantes universitários serão capacitados com diferentes aptidões que transcendem a ciência, incluindo as de autonomia, espírito crítico, improviso, e sobretudo de trabalho de equipa e cooperação”, afirmando mesmo que “o MicroMundo não deixa ninguém indiferente”.

 

Podem acompanhar o MicroMundo@IUCS_CESPU em:

https://www.facebook.com/groups/534317091501848

https://twitter.com/MicroMundo_IUCS

 

 

Anexos

Foto 1392 Kbytes

Etiqueta(s): Ensino universitário Investigação e desenvolvimento Instituição