Data: 14.10.2021, 12h:00m

Local: ONLINE - Plataforma ZOOM

 

SEMINÁRIO Gratuito – Inscrição obrigatória: AQUI

 

TEMA: “Doenças mitocondriais”

 

Célia Nogueira, PhD

(Departamento de Genética Humana - Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, Porto)

 

Anfitrião:

Diana Nunes, MSc

(CBAS PhD student)

 

Resumo da apresentação:

As doenças mitocondriais constituem um importante grupo de doenças hereditárias do metabolismo de expressão clínica e genética heterogénea, para as quais não existe uma terapia eficaz. Estas patologias são causadas por disfunções ao nível do sistema da fosforilação oxidativa (OXPHOS), originando consequentemente uma deficiente produção de energia. Estas disfunções podem afetar qualquer órgão ou tecido do organismo, embora o músculo-esquelético, o músculo cardíaco e o sistema nervoso central sejam os mais afetados, devido à sua elevada dependência do metabolismo energético. O correto funcionamento da OXPHOS resulta de uma interação coordenada entre o genoma nuclear e mitocondrial. Assim, as doenças mitocondriais podem ser causadas por defeitos moleculares no genoma mitocondrial, no nuclear, ou em ambos. As vias metabólicas envolvidas na comunicação mito-nuclear são complexas, e segundo a literatura, o proteoma mitocondrial possui cerca de 1500 proteínas com um número de genes candidatos equivalente. Estima-se que 30-40% dos doentes afetados, na sua maioria de idade pediátrica, não dispõem de diagnóstico molecular devido à grande heterogeneidade clínica e genética associada a estas doenças.
Uma abordagem multidisciplinar a nível clínico, bioquímico, histológico e molecular é essencial para o diagnóstico destes doentes, no entanto a identificação da mutação causal é fundamental para o diagnóstico definitivo de doença mitocondrial.
A tecnologia de sequenciação de nova geração (NGS) revolucionou o diagnóstico molecular de doenças genéticas raras, nomeadamente das doenças mitocondriais, em particular as que são causadas por alterações em genes nucleares. Esta tecnologia tem a capacidade de gerar uma enorme quantidade de dados num curto espaço de tempo e a um custo acessível, tornando esta abordagem ideal para uma vasta gama de aplicações, tais como: a sequenciação de um conjunto de genes previamente selecionados (painéis de NGS) ou a sequenciação do exoma clínico (mendelioma) ou do exoma humano completo (WES) ou do genoma humano completo (WGS).
A aplicação desta tecnologia, rápida, económica e eficaz está a permitir esclarecer a etiologia molecular de mais dos casos suspeitos destas patologias e possibilitará no futuro oferecer um diagnóstico pré-natal e aconselhamento genético aos casais em risco.


Biography:

Licenciada em Ciências Farmacêuticas pela Universidade do Porto, Mestre em Métodos Biomoleculares Avançados pela Universidade de Aveiro e Doutora em Ciências Biomédicas pela Universidade do Porto.
Especialista em Genética Humana a desempenhar funções na Unidade de Rastreio Neonatal metabolismo e Genética e na Unidade de Investigação e Desenvolvimento do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge.
O seu domínio de especialização é o diagnóstico bioquímico e molecular de doenças mitocondriais e outras doenças hereditárias do metabolismo.
Autora de artigos científicos nacionais e internacionais em revistas peer-review.

 

 

Anexos

Cartaz2 Mbytes

Etiqueta(s): Ensino universitário Investigação e desenvolvimento Instituição