Data: 09.09.2021, 12h:00m - 09.09.2021, 13h:00m

Local: ONLINE - Plataforma ZOOM

 

SEMINÁRIO Gratuito – Inscrição obrigatória: AQUI

TEMA: 

Dieta enriquecida com cogumelos para melhorar a disfunção mitocondrial em doenças do fígado" - Perspetiva de um PhD "Europeu”

 

Adriana Fontes, PhD

(Institute of Molecular Toxicology and Pharmacology, Helmholtz Center Munich, German Research Center for Environmental Health, D-85764 Neuherberg, Germany ; CNC - Center for Neuroscience and Cell Biology, University of Coimbra, 3004-504 Coimbra, Portugal; DCV-Department of Life Sciences, Faculty of Sciences and Technology of the University of Coimbra, 3000-456 Coimbra, Portugal)

 

Anfitrião:

Diana Nunes, MSc

(CBAS PhD student)

 

Resumo da apresentação:

O desenvolvimento de novas estratégias para ajudar na prevenção e tratamento de doenças do fígado é cada vez mais pertinente devido ao aumento da incidência de patologias como a doença do fígado gordo não-alcoólico (FGNA). O consumo de dietas hipercalóricas, ricas em açucar e gorduras saturadas, em paralelo com o sedentarismo e reduzida actividade física, são fatores determinantes para o desenvolvimento do FGNA. A par com a falta de opções para um diagnóstico precoce, e sem tratamento farmacológico aprovado para os estágios iniciais, os mecanismos que conduzem à progressão da doença constituem um debate aberto entre cientistas e médicos.

O objetivo do projeto europeu Foie Gras (“Bioenergetics remodelling in the pathophysiology and treatment of non-alcoholic fatty liver disease (NAFLD)”), foi investigar os mecanismos moleculares e celulares envolvidos na progressão da doença, possíveis biomarcadores e opções terapêuticas para o FGNA. Estudos recentes apontam para um papel importante dos metais no metabolismo dos lípidos. De facto, em outra patologia do fígado, a doença de Wilson (DW), mutações no transportador de cobre ATP7B, causam acumulação de gordura (esteatose) e, tal como no FGNA, pode progredir para fibrose, cirrose e cancro hepático. Os cogumelos, consumidos como alimento ou suplemento, possuem efeitos benéficos para a saúde, desde a diabetes mellitus tipo 2 (DMT2), obesidade, hiperlipidemia, hipertensão, cancro, entre outros. Curiosamente, a sua elevada capacidade para sequestrar e acumular metais também está bem documentada. O projeto de investigação “Dieta enriquecida com cogumelos para melhorar a disfunção mitocondrial em doenças do fígado”, é focado na capacidade de cogumelos enriquecidos em zinco para diminuir a absorção de cobre no trato intestinal, com vista a melhorar o metabolismo lipídico e a disfunção mitocondrial em doenças do fígado.

 


Biography:
Adriana Fontes nasceu em 1991 em Oliveira do Bairro, Distrito de Aveiro. É licenciada em Biotecnologia pela Universidade de Aveiro (2012) e desenvolveu o seu trabalho de mestrado ao abrigo do programa ERASMUS entre a Universidade de Aveiro e a Universidade de Roma, La Sapienza (2014). Após terminar o mestrado, fez estágio professional no Instituto de Educação e Cidadania (IEC) em Oliveira do Bairro. Durante o mesmo, investigou a toxicidade de canabinóides sintéticos em várias linhas celulares, foi monitora de cursos científicos para a comunidade escolar e, organizou e participou em eventos de comunicação científica e outreach. Em 2017, iniciou o seu percurso como “Early stage researcher (ESR)” no projeto europeu Foie Gras, financiado pelo programa de Investigação e Inovação Horizonte 2020 e Ações Marie Skłodowska-Curie. Actualmente, é aluna de doutoramento do Programa doutoral em Biociências, especialização em Bioquímica, pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, sendo bolseira da Fundação para a Ciência e Tecnologia.

 

 

Anexos

Cartaz3 Mbytes

Etiqueta(s): Ensino universitário Investigação e desenvolvimento