Data: 16.09.2021, 12h:00m - 16.09.2021, 13h:00m

Local: ONLINE - Plataforma ZOOM

 

SEMINÁRIO Gratuito – Inscrição obrigatória: AQUI

 

TEMA: “Biofilmes de Candida SPP.: Tratamento, Resistência e Diagnóstico Precoce"

 

Célia Rodrigues, PhD

(Laboratory for Process Engineering, Invironment, Biotechnology and Energy, Faculty of Engineering, University of Porto)

 

Anfitrião:

António Rajão, MSc

(CBAS PhD student)

 

Resumo da apresentação:

A Candida albicans é a espécie do género Candida mais identificada em casos de candidíase (oral, vaginal, sistémica). No entanto, nas últimas décadas, a prevalência de espécies de Candida não Candida albicans em infeções sofreu um aumento muito significativo. É, igualmente, inegável, a importância das infeções de Candida spp. derivadas de biofilmes, uma vez que este tipo específico de infeções exige uma abordagem medicamentosa bastante diferente das originadas por células planctónicas. Para isso, é, de facto, indispensável ajustar os protocolos atuais de terapêutica, com um objetivo final de otimizar da resposta do doente relativamente às atuais terapêuticas.

Neste seminário, serão apresentados resultados in vitro e in vivo de estudos de resposta e resistência aos antifúngicos, em biofilmes e Candida spp., com focus em Candida glabrata. Será, ainda, discutido uma plataforma microfluídica para deteção e identificação de Candida tropicalis em amostras de urina.

 

Biography:

Célia Fortuna Rodrigues estudou Análises Clínicas e de Saúde Pública na ESSVA/CESPU e Ciências Farmacêuticas no IUCS/CESPU.  Doutorou-se em 2018, na Universidade do Minho (Centro de Engenharia Biológica), focando a sue tese em biofilmes de Candida glabrata, tratamentos e resistências a fármacos. Tem know-how em técnicas moleculares, ensaios de suscetibilidade, desenvolvimento de biofilmes, antimicrobianos, ensaios in vivo, terapêuticas alternativas.

Neste momento, é investigadora doutorada no LEPABE, Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, onde está envolvida num projeto relacionado com a identificação de microrganismos (bactérias e Candida spp.), envolvendo FISH (Fluorescence in situ hibridization) e plataformas de microfluídica. É, ainda, autora de mais de 50 artigos, revisora de mais de 40 revistas internacionais e professora assistente convidada no IUCS/CESPU (https://www.researchgate.net/profile/Celia_Rodrigues2; ORCID: 0000-0001-8633-2230).

 

Anexos

Cartaz3 Mbytes

Etiqueta(s): Ensino universitário Investigação e desenvolvimento