Data: 16.07.2021, 13h:00m - 16.07.2021, 15h:00m

Local: Online

Psicologia Forense

Desafios da Psicologia da Justiça na intervenção com agressores

 

No próximo dia 16 de julho, pelas 13h, teremos connosco o *Prof. Doutor Ricardo Barroso, considerado um dos grandes especialistas na intervenção com agressores, é autor do Programa PBX direcionado para adolescentes que praticaram comportamentos sexualmente agressivos que atualmente se encontra a  ser utilizado pelo Ministério da Justiça, com uma conferência intitulada: Desafios da Psicologia da Justiça na intervenção com agressores.

 

psicologia forense é um campo da psicologia que pretende dar resposta às questões científicas e práticas que o sistema de justiça coloca aos/às psicólogos/as que nele trabalham. Deve ser entendida como um campo interdisciplinar, cuja especificidade é a interface entre a psicologia e o direito, através de uma relação direta com o Tribunal. Os contextos de intervenção são variados pois encontram-se muitos psicólogos e psicólogas a atuar em centros educativos, prisionais, crianças e jovens em risco, universidades ou centros de investigação.

 

A participação é gratuita, mediante inscrição que deve ser efetuada AQUI.

 

 

*Ricardo Barroso. Psicólogo. Doutorado em Psicologia. Mestre em Psicologia Clínica pela Universidade do Minho e Pós-graduado em Medicina Legal pela Universidade do Porto. Professor Auxiliar na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Autor do Programa PBX direcionado para adolescentes que praticaram comportamentos sexualmente agressivos (atualmente a ser utilizado pelo Ministério da Justiça). Autor do Programa PASS direcionado para agressores sexuais adultos (atualmente a ser utilizado em contextos psiquiátricos e de saúde mental). Autor e coordenador do Programa de Prevenção da Violência Interpessoal (PREVINT; www.prevint.pt), financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian e direcionado para a população juvenil. No âmbito da intervenção psicológica com agressores já foi consultor de organizações governamentais nacionais (ex: Ministério da Justiça) e internacionais (ex: Nações Unidas).

 

 


Etiqueta(s): Ensino Ensino universitário