16.07.2021

 

CESPU através do seu Instituto Universitário de Ciências da Saúde, criou Serviço de Apoio e Informação a Vítimas, com valência de apoio psicossocial e psicológico.

 

Com o objetivo de combater e prevenir situações de violência no contexto familiar e na intimidade, o Instituto Universitário de Ciências da Saúde, CESPU criou o SAIV – Serviço de Apoio e Informação a Vítimas, com valência de apoio psicossocial e psicológico. Integrado na Rede Nacional de Apoio às Vítimas de Violência da CIG – Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, este serviço destina-se a estudantes da CESPU e à comunidade. 

Trata-se de um projeto pioneiro numa instituição de ensino superior em Portugal que pretende atender, apoiar e encaminhar as vítimas para outras estruturas integradas na Rede e articular com instituições com vista a uma resposta mais célere e eficaz. Será de salientar que o apoio funcionará presencialmente e à distância, através de email e telefone, sempre gratuitamente

O SAIV terá ainda um papel de relevo na promoção de iniciativas sociais junto da comunidade académica e no município, com destaque para ações de sensibilização sobre violência doméstica.

Este serviço foi apresentado no dia 21 de julho às 10h30, através de uma cerimónia protocolar entre a CESPU e o Município de Paredes. O serviço está disponível à comunidade a partir de hoje, dia 23 de julho.

O SAIV funciona de segunda a sexta das 9h às 17h (com e sem marcação prévia), nas instalações da CESPU, em Rua Central de Gandra.

As marcações podem ser efetuadas pelo telefone 224157270 e por mail servicoapoiovitima@cespu.pt.


Etiqueta(s): Ensino universitário Investigação e desenvolvimento Instituição