12.05.2021

 

O estudo sobre a associação da exposição ao fumo de tabaco involuntário/fumo passivo e o risco de causar Cancro Oral demonstra pela primeira vez uma relação significativa, forte e consistente entre o fumo passivo e o cancro da boca.

Esta é uma importante informação uma vez que vem explicar muitos dos casos de cancro da boca onde não se detetam os habituais fatores de risco (fumadores, consumo excessivo de bebidas alcoólicas, exposição solar ou infeção por HPV). O estudo mostrou que os indivíduos não fumadores que estiveram expostos a fumo do tabaco (passivo ou ambiental) têm mais 51% de risco de desenvolver um cancro oral que os indivíduos sem essa exposição.

Acresce a importante situação mundial pandémica que levou a população a ficar confinada em casa e onde por isso mesmo é esperado um aumento preocupante da exposição a fumo de tabaco nos indivíduos não fumadores (incluindo crianças). Os dados internacionais sobre a exposição a fumo passivo na última década (antes do período pandêmico atual) mostram uma exposição ao fumo do tabaco (passivo ou ambiental) em 33% dos homens não-fumadores, 35% das mulheres não fumadoras e 40% em crianças. Estes dados, tendo em conta o estudo agora publicado, são particularmente preocupantes para o problema de saúde pública que é o Cancro Oral.

 Portugal continua a ser o país do sul da Europa com mais casos de cancro oral, com aproximadamente 1500 novos casos por ano e 600 mortes provocadas por este tipo de cancro. A consciencialização e informação populacional para a prevenção também da exposição ao fumo do tabaco é assim desejável adicionalmente às medidas já conhecidas de prevenção primária e deteção precoce destes tumores.

Este estudo foi elaborado por investigadores Portugueses do Instituto Universitário de Ciências da Saúde (IUCS/CESPU), liderado pelo Prof. Doutor Luis Monteiro, em colaboração com investigadores do Reino Unido (Saman Warnakulasuryia, do Centro Colaborativo de Cancro Oral da OMS) e USA (Kurt Straif, editor dos últimos volumes de classificação de carcinogéneos relacionados com tabaco da IARC/OMS).

 


Etiqueta(s): Ensino universitário Pós-graduações Investigação e desenvolvimento Instituição