09.03.2020

 

NOVO COMUNICADO - 17 de março

Na sequência das medidas extraordinárias de contenção e mitigação do coronavírus aprovadas no Conselho de Ministros do passado dia 12 de Março, são suspensas todas as atividades escolares, letivas e não letivas, presenciais até ao fim das férias da Páscoa, isto é, até ao dia 13 de Abril.

Estando previsto uma reavaliação de situação no dia 9 de Abril, o Conselho de Administração da CESPU, crl, comunicará até essa data as medidas institucionais a adotar no futuro.

Neste sentido, manter-se-ão os serviços mínimos de acordo com as escalas determinadas pelas chefias e a atividade letiva deverá ser garantida por via digital, de acordo com as orientações dos dirigentes dos estabelecimentos de ensino tutelados pela CESPU, Crl.

Reforçamos a necessidade do cumprimento rigoroso das medidas que visam a contenção da epidemia provocada pelo COVID-19, nomeadamente o isolamento social.

Aproveitamos a oportunidade para agradecer a todos profissionais, docentes e não docentes, e a todos os estudantes da nossa comunidade académica a colaboração para que se mantenha a atividade letiva no modelo viável na atual conjuntura.

 

Prof. Doutor A. Almeida Dias

Presidente do Conselho de Administração

17 de Março de 2020

 

Como medida preventiva o Conselho de Administração da CESPU suspende as atividades letivas dos seus estabelecimentos de ensino superior.

COMUNICADO - 8 de março

O Conselho de Administração da CESPU-Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário, crl, após profunda análise da evolução da gripe provocada pelo Covid-19, em Portugal e no mundo, vem por este meio comunicar a seguinte decisão.

Tendo em conta:

· A zona norte do nosso país, onde se localizam os estabelecimentos de ensino da CESPU, nomeadamente o Instituto Universitário de Ciências da Saúde e o Instituto Politécnico de Saúde do Norte, que integra a Escola Superior de Saúde do Vale do Ave e a Escola Superior de Saúde do Vale do Sousa, é a região com maior incidência de casos diagnosticados, em particular o Vale do Sousa, eixo nacional mais atingido;

· Os nossos estabelecimentos de ensino ministram exclusivamente cursos superiores de saúde, implicando aulas práticas e estágios em hospitais, centros de saúde e outras unidades clínicas, onde existe elevada probabilidade de se concentrarem as suspeitas e eventuais confirmações de infeção por Covid-19;

· Somos uma instituição com elevado número de alunos provenientes do estrangeiro, em particular de países da Europa com crescente número de infetados;

· Uma grande parte das aulas, em especial as relacionadas com treino de gestos e aquisição de competências práticas proporcionam o contacto físico entre estudantes e entre estudantes e professores;

· Muitos docentes trabalham em instituições de saúde onde a probabilidade de contraírem a doença, podendo ser transmissores durante o tempo de incubação.

Entendeu o Conselho de Administração da CESPU suspender as atividades letivas nos seus estabelecimentos de ensino superior e locais de estágio, com encerramento físico da maioria das instalações próprias, garantindo-se exclusivamente os designados serviços mínimos. Nestes serão cumpridas as orientações emanadas da Direção Geral de Saúde. Esta paragem letiva manter-se-á até à sexta-feira dia 20 de março, dia em que sairá um comunicado indicando a data do reinício das aulas, e/ou outras medidas consideradas oportunas.

Não existiu até à data qualquer caso diagnosticado na nossa instituição, mas entendemos, pelos motivos apresentados, que esta é a decisão que melhor protege todos os nossos alunos, docentes, funcionários, suas famílias e a população em geral.

Prof. Doutor A. Almeida Dias

Presidente do Conselho de Administração

8 de março de 2020

 


Etiqueta(s): Ensino Ensino universitário Ensino politécnico Pós-graduações Investigação e desenvolvimento Instituição Serviços de saúde