Data: 07.10.2017, 8h:30m - 07.10.2017, 18h:00m

Local: Campus Universitário de Gandra

 

A prática da cirurgia oral, em pacientes pediátricos, envolve um conjunto de considerações especiais exclusivas desta população e, por isso, várias questões críticas merecem ser abordadas.

A orientação comportamental das crianças no período operatório e perioperatório representa um desafio. Muitas crianças beneficiam de modalidades, além da anestesia local e da inalação de óxido nitroso para controlar sua ansiedade. A administração de crianças sob sedação ou anestesia geral requer experiência e conhecimento. Deve ser dada atenção especial à avaliação do estado social, emocional e psicológico do paciente pediátrico antes da cirurgia.

As crianças têm medos, muitas vezes não exteriorizados, relativamente à experiência cirúrgica, como tal, a gestão psicológica exige que o médico dentista esteja ciente do seu estado emocional. Responder a questões sobre a cirurgia pode ser determinante, para a família e para a criança.

O controlo metabólico das crianças após a cirurgia é frequentemente mais complexo do que o dos adultos. O potencial de efeitos adversos de cirurgia na região oral e maxilofacial aumenta acentuadamente o potencial de riscos e complicações na população pediátrica. Lesões traumáticas envolvendo a região maxilofacial podem afetar adversamente o crescimento, desenvolvimento e função.

Por estas razões o conhecimento e a consciencialização dos cuidados com o paciente pediátrico para a realização da intervenção cirúrgica são determinantes para o sucesso.

Esperamos que estas Jornadas de Clínica Integrada Odontopediátrica permitam a reflexão científica sobre estes temas. A colaboração de prestigiados e reconhecidos profissionais de várias áreas, que lidam diariamente com o paciente pediátrico, irá contribuir, certamente, para o enriquecimento da perspetiva da equipa multidisciplinar e para o elevar da cirurgia oral odontopediátrica.

Convidamos todos a participar! 

 

Informações e Inscrições:

Rua Central de Gandra, 1318

4585-116 Gandra - Paredes

Tel.: 224157174

E-mail: info@formacao.cespu.pt

 

Valor da inscrição:

Alunos = 15,00€

Profissionais = 25,00€

 

PROGRAMA

 8H30 – Abertura do secretariado.

 9H00 – Anestesia Geral.

             Drª. Magna fortunato

 9H30 – Controlo do Comportamento aplicada à Cirurgia Oral Odontopediátrica.

              Drª. Joana Farto

10H00 – Anestesia Diploica.

              Dr. Anjos Pereira

10H30 – Coffee break

11H00 – Preparação Psicológica para Cirurgia Oral.

              Prof. Doutor José Ferreirinha

11H30 – Cuidados pré e pós-cirúrgicos.

12H00 – Internamento de Cirurgia Pediátrica e Saúde Oral.

               Dr. Pablo Silva

12H30 – Sessão Solene de abertura.

13H00 – Almoço

14H30 – Os acidentes e as inclusões como principais complicações clínicas que ocorrem na criança diferentes opções de abordagem clínica e cirúrgica.

              Prof. Doutor António Felino 

15H30 – Coffee break

16H00 – Cirurgia a LASER em Odontopediatria.

               Drª. Clemência Vieira

16H30 – Cirurgia LASER em direto.

              Prof. Doutor Luis Monteiro

17H30 – Perspetiva do paciente / Discussão.

18H00 – Sessão de encerramento.


Etiqueta(s): Ensino universitário Pós-graduações