26.04.2017

 

Foi inaugurado, esta segunda-feira, em Gandra, Paredes, um monumento em honra de Celso Moreira Coelho, um dos responsáveis pela instalação da CESPU - Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário, no concelho. 


Localizada na Avenida Central de Gandra frente à CESPU, o monumento tem 2,5 metros de altura e inclui um pequeno texto evocativo sobre a vida e obra do homenageado. 


Após a inauguração, decorreu no auditório da CESPU a Sessão Solene que foi aberta pela filha de Celso Moreira Coelho, Cristina Coelho, num depoimento evocativo da memória do pai, mostrando o lado mais íntimo e familiar do homenageado. 


Seguiram-se os discursos de Armando Costa (Presidente da junta de Freguesia de Gandra 1989–2001), de Paulo Ranito (Presidente da junta de Freguesia de Gandra), de Joaquim Moreira (Fundador da CESPU e Amigo de Celso Moreira Coelho) e de Filomena Salazar (Representante dos alunos do 1º curso da CESPU), onde todos realçarem a importância da obra de Celso Moreira Coelho.



"Com a vinda da CESPU para Gandra, quando assumi a presidência do conselho de administração, tentei interpretar o espírito do Dr. Celso, que apostava na internacionalização, colocando Gandra na rota do ensino universitário português e não só. O Dr. Celso Moreira Coelho, visionário e empreendedor, teve um papel determinante nesse processo. E quero agradecer à Câmara Municipal de Paredes por esta homenagem, que, mais do que devida, será sempre curta", afirmou Almeida Dias, presidente da Cespu. 


"Hoje, homenageamos um homem ambicioso e empreendedor, que já era Cidadão Honorário de Paredes desde 2012. É uma pena que não esteja aqui hoje connosco para escutar de viva voz as palavras simples que tenho para lhe dizer: muito obrigado!", sustentou o presidente da Câmara Municipal de Paredes, Celso Ferreira.

 

 

Celso Moreira Coelho nasceu no Porto, em 1939, mas passou a maior parte da sua vida em Baltar, freguesia onde se fixou em definitivo a partir de 1974 até à sua morte, em 2005. 

Politicamente, foi presidente da Junta de Freguesia de Baltar, o primeiro em democracia, no pós 25 de Abril de 1974, presidente e membro da Assembleia Municipal de Paredes. 

No associativismo, integrou vários grupos e associações sociais, desportivas, culturais e os bombeiros. 

"Sonhador e homem à frente do seu tempo, muitas vezes só mais tarde a sua visão foi reconhecida. É disso exemplo o projeto da Cooperativa de Habitação O Ninho, em Baltar.
O seu maior contributo foi sem dúvida a criação da CESPU, a cooperativa privada de ensino superior de maior projeção em Portugal na área da saúde, que muito tem contribuído para o desenvolvimento de Gandra e do concelho de Paredes. 


Etiqueta(s): Instituição