11.04.2017

 

COMUNICADO

 

A CESPU ensina SAÚDE há 35 anos, sendo a instituição do ensino Superior Particular e Cooperativo mais antiga do país a ministrar ensino Universitário no âmbito das Ciências da Saúde. Leciona mais de 30 cursos superiores Universitários e Politécnicos, já formou e continua a formar milhares de profissionais de saúde com reconhecimento no mercado de trabalho nacional e internacional. Na formação dos estudantes privilegia-se o contacto com o ambiente real de trabalho, nomeadamente em Unidades de Saúde, públicas e privadas, com as quais estabelece protocolos formais para o ensino. São mais de 50 as entidades envolvidas.

 

No que se refere ao Curso de Ciências Biomédicas, esclarece a CESPU, que à semelhança de outros cursos, é possibilitado aos seus estudantes o ensino em ambiente real de trabalho, onde essa formação constitua uma mais-valia.

 

A CESPU orgulha-se de ver os seus ex-estudantes terem o reconhecimento da formação recebida ao ingressarem em Instituições Académicas nacionais e estrangeiras, submetidas aos mais rigorosos padrões de qualidade internacionais. Os Licenciados pela CESPU, nomeadamente os graduados em Ciências Biomédicas, podem posteriormente progredir a sua formação em Mestrados Integrados, Mestrados e Doutoramentos disponíveis no mercado nacional e internacional de acordo com as respetivas legislações em vigor.

 

A CESPU através dos seus estabelecimentos de ensino NUNCA submeteu à Agência de Acreditação do Ensino Superior (A3ES) um Curso de Medicina em colaboração com uma Universidade Espanhola, como é do conhecimento das entidades competentes.

 

Os licenciados em Ciências Biomédicas que continuam os seus estudos numa outra universidade, portuguesa, espanhola ou de qualquer outro país, passam a ser alunos dessa universidade. Como acontece com os licenciados de qualquer outra instituição quando ingressam num dos cursos de Medicina das universidades portuguesas através do concurso especial para licenciados.

 

É publicamente sabido que a CESPU há muito tem manifestado o interesse para lecionar o Mestrado Integrado em Medicina, sendo atualmente a única Instituição com uma candidatura em avaliação pela A3ES.

 

A CESPU lamenta que a Secção Regional do Norte da Ordem dos Médicos, que nunca contactou a instituição para obtenção de esclarecimentos adicionais sobre a matéria, venha publicamente, na pessoa do seu Presidente Dr. António Araújo, proferir juízos FALSOS sobre as instituições envolvidas. Face à gravidade das afirmações proferidas, a CESPU agirá judicialmente contra os responsáveis.


A CESPU repudia veementemente as falsidades e imputações difamatórias constantes do comunicado.

 

A CESPU irá apresentar queixa-crime contra o autor ou autores de tais falsidades.

 

A CESPU irá solicitar aos ministérios da Saúde e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior a sua intervenção no sentido de esclarecer a situação e demonstrar as evidentes falsidades do comunicado.

 

 


Etiqueta(s): Ensino universitário Ensino politécnico Instituição