05.04.2017

 

(De)Ver Cívico Salvar Vidas

 

Curso de Suporte Básico de Vida para professores das Escolas Secundárias de V. N. Famalicão

 

A CESPU está a desenvolver diferentes atividades com os professores das diferentes escolas secundárias, destinadas a desenvolver, incorporar e implementar valências atuais e estruturadas no domínio do Ensino, Formação ao longo da vida, potenciando a missão social que lhe subjaz. Enquadrada nesta missão, no passado dia 18 de março 2017, deu-se continuidade ao projeto: (De)ver Cívico Salvar Vidas com a realização do Curso de Suporte Básico de Vida para 18 professores das Escolas de V. N. de Famalicão.

 

O curso realizou-se na Escola Superior de Saúde do Vale do Ave. Do plano de formação constaram as seguintes valências: Cadeia de sobrevivência; Riscos para o reanimador; Algoritmo do SBV; Utilização do DAE; Desobstrução da Via Aérea; Situações especiais de socorro.

A justificar a pertinência da formação a evidência empírica referencia que a assistência precoce a vítimas em Paragem Cardio Respiratória (PCR) é fulcral para evitar a falência dos órgãos vitais como o coração e cérebro. A taxa de sobrevivência diminui 10% por cada minuto que passa sem início de Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP), sendo quase nula passados mais de 10 minutos (Conselho Europeu de Ressuscitação, 2010). Assim, podemos afirmar que a probabilidade de sobrevivência e recuperação de PCR depende da capacidade de quem presencia o acontecimento saber quando e como pedir ajuda, e iniciar de imediato as manobras de suporte básico de vida. 


Etiqueta(s): Ensino politécnico Instituição