17.03.2017

 

CESPU assinou acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - Inep assina acordo com institutos de ensino superior portugueses para uso do Enem na seleção de brasileiros.

A CESPU é a primeira instituição do setor privado a assinar este acordo.

Três novas instituições de ensino superior de Portugal vão usar as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para a seleção de alunos brasileiros: o Instituto Universitário de Ciências da Saúde, a Escola Superior de Saúde do Vale do Ave e a Escola Superior de Saúde do Vale do Sousa.  A presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Maria Inês Fini, assinou o 19º acordo de cooperação nesse sentido na manhã desta quinta-feira, 16, com a CESPU - Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário, entidade instituidora dos três estabelecimentos de ensino superior sedeados na região do Porto.

Para selecionar brasileiros interessados nos seus cursos de graduação, a CESPU vai usar a nota da prova de Ciências da Natureza e Suas Tecnologias. O Diretor Luis Manuel Duarte Martins da Silva, referiu que a nota do Enem será somada com a média das notas do Ensino Médio do candidato. “Hoje, 20% das nossas vagas são direcionadas a alunos internacionais. Se temos no Brasil uma prova nacional e reconhecida para avaliar o Ensino Médio, devemos usá-la. Vamos priorizar os alunos brasileiros que tiverem feito o Enem”, afirmou.

Maria Inês Fini adiantou que repassará a todas as instituições portuguesas que já usam o Enem para selecionar brasileiros as principais mudanças que o Exame terá a partir da edição de 2017. “É uma atitude de deferência a todas essas instituições que reconhecem nosso Exame”, afirmou. O acordo com a CESPU entra em vigor imediatamente. Os resultados no Enem 2016 já poderão ser usados para as seleções deste ano.


Etiqueta(s): Ensino Ensino universitário Ensino politécnico Instituição