Data: 11.08.2016, 15h:56m - 13.09.2016

Local: Campus Académico de Famalicão

A Lei n.º 71/2013 de 2 de setembro regula, atualmente, o acesso às profissões no âmbito das terapêuticas não convencionais, e o seu exercício no setor público ou privado, em Portugal. Inclui-se nestas profissões a de “Osteopata”. Esta lei, nos seus artigos 5º e 6º, determina que o acesso às profissões das terapêuticas não convencionais depende da titularidade do grau de licenciado obtido na sequência de um ciclo de estudos compatível com os requisitos fixados, para cada uma, por portaria dos membros do Governo responsáveis pelas áreas da saúde e do ensino superior, assim como a subsequente emissão de cédula profissional.

A recente acreditação dos Cursos de Licenciatura em Osteopatia veio regularizar e legalizar o acesso e o exercício da profissão de Osteopata, em Portugal, pelo que surgem inúmeras dúvidas, quer para os estudantes para quem esta profissão é desconhecida, quer para os detentores de formação nesta área, mas de nível não superior.

Por este motivo, a Escola Superior de Saúde do Vale do Ave propõe-se realizar sessão de esclarecimento, no próximo dia 13 de setembro, pelas 18h, no auditório da ESSVA, com o objetivo de esclarecer sobre:
a) Enquadramento da Osteopatia e da profissão de Osteopata em Portugal – antes e depois da legislação que regula a profissão;
b) Aspetos legais sobre creditação de formação não superior;
c) Interesse da licenciatura em Osteopatia para outros profissionais de saúde.

A sessão será presidida pelo Prof. Victor Castro, médico e osteopata, membro do Sutherland College of Osteopathic Medicine – Bélgica.

Licenciatura em Osteopatia

 


Etiqueta(s): Ensino Ensino politécnico