Data: 14.04.2016, 8h:45m - 14.04.2016, 13h:00m

Local: Centro de Congressos da Alfândega do Porto

O Instituto Universitário de Ciências da Saúde (IUCS) – CESPU vai realizar o XII Ciclo de Conferências do IUCS, que antecede as Jornadas Científicas dos diferentes Cursos/Departamentos e que decorrerão nos dias 14 e 15 de abril de 2016.

Nos dias de hoje, falar das redes sociais é falar do Facebook, do Instagram, do Twitter, entre outros. As tecnologias da informação com recurso a Internet, fazem parte do quotidiano da maioria dos cidadãos neste mundo global e altamente tecnológico. A linguagem muda dia a dia por força das novas ferramentas de comunicação. Os fabricantes de programas informáticos, e equipamentos, como telemóveis ou tablets, promovem a utilização e o consumo produzindo aplicações e equipamentos cada vez mais eficientes e apelativos, que permitem, segundo a segundo a interacção através destas redes socias. Qual o real impacto na vida dos cidadãos do uso das redes sociais? Quais os reflexos no nosso dia a dia? Riscos? Benefícios? Os “perfis” e conceitos de “amizade” nas redes sociais; A privacidade e a exposição gratuita; A partilha de imagens e uso abusivo das mesmas. Qual a influência na saúde? A linguagem, a interferência na comunicação. Quais os reflexos comportamentais nas crianças e jovens ou adultos? Qual a dependência das redes sociais? A realidade virtual e a alteração de comportamentos face à socialização no ambiente familiar. Estas são muitas das preocupações, dúvidas ou questões que todos os dias, com mais ou menos frequência se nos colocam. A opinião dos utilizadores, dos críticos, dos profissionais de saúde, dos investigadores, dos professores e dos pais, sobre esta temática, muito discutida, mas sempre actual face à constante evolução tecnológica é importante para os cidadãos e sociedade.

Neste XII Ciclo de Conferências do Instituto Universitário de Ciências da Saúde, pretende-se fazer uma discussão desta temática, com os diferentes olhares nas redes sociais.

PROGRAMA

08H45 - Abertura do Secretariado

09H30 - Sessão de Abertura

09H45 - "A Comunicação pelas Redes Sociais"

             Teresa Teixeira (Jornalista)

10H15 - Documentário: O Impacto das redes Sociais no Quotidiano

10H30 - Coffee Break

11H00 - Mesa redonda:

            "Diferentes olhares: Como vemos o que não vemos nas redes sociais"

             Moderação:

             Jorge Brandão Proença (IUCS)

             Baltazar Rodrigues (Polícia Judiciária)

             Hassan Bousbaa (IINFACTS/IUCS - CESPU)

             João Marques Teixeira (Faculdade Psicologia e de Ciências da UP)

             Teresa Teixeira (Jornalista)

             Rui Azevedo (GTEC/IUCS - CESPU)

12H30 - Cerimónia Oficial de Abertura

13H00 - Encerramento

 

Inscrições e informaçõescarla.ribeiro@cespu.pt


Etiqueta(s): Ensino universitário