16.02.2016

O lançamento público do livro foi efetuado no passado dia 13 de fevereiro, às 12H15, no Centro de Investigação Médica da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e contou com a apresentação do Dr. Rui do Carmo, Procurador da República.


O livro tem Edição em Português e Inglês e conta com o apoio científico de:

- Associação Portuguesa de Ciências Forenses
- Instituto Universitário de Ciências da Saúde - CESPU
- Faculdade de Medicina da Universidade do Porto

 

"As ciências forenses são hoje um complexo mas atrativo novo “mundo novo”, seja do ponto de vista científico, seja no que ao seu impacto individual e social se refere. São as ciências mais mediáticas da atualidade, a que não ficam alheios os constantes desafios para os profissionais forenses… desafios plenos de surpresas, o que alimenta a sua incessante e crescente procura pelos mais jovens. Referem-se, num sentido lato, à aplicação do conhecimento de diversas ciências ao esclarecimento de factos que estejam a ser apreciados - ou possam vir a estar - a nível judiciário ou judicial, seja no âmbito criminal ou em outras áreas do direito.

Existem distintas disciplinas dentro das ciências forenses, tendo-se focado aquelas que já se afiguram como suficientemente robustas e individualizadas, sendo que nem sempre são claras as designações usadas para as referir, nem evidentes os limites das áreas de intervenção de cada uma. Com esta obra propõe-se contribuir para a clarificação destes aspetos, esperando com isto promover o melhor reconhecimento e consequente articulação entre os diversos profissionais que operam nesta área. Mas, apesar da sua enorme diversidade, todas estas ciências estão unidas por pontos comuns e fundamentais, que incluem o objeto, a finalidade e a metodologia geral da sua intervenção – uma atividade probatória, de cariz científico, como auxiliar na aplicação da justiça. Estes pontos em comum devem, desejavelmente, constituir o motor da constante e boa cooperação entre estas diversas ciências, dado que a resolução de muitos casos requer, frequentemente, e cada vez mais, uma participação multidisciplinar."

 

Esta obra tem interesse para estudantes e profissionais do 1º, 2º e 3º Ciclos de Estudos em Ciências Forenses, Medicina, Direito, Psicologia, Criminologia, Ciências Farmacêuticas, Ciências Biomédicas, Biologia, Análises Clínicas e Saúde Pública, Bioquímica e Engenharia Mecânica.


Etiqueta(s): Ensino universitário Instituição