23.10.2015

 

O programa doutoral em “Ciências Biológicas Aplicadas à Saúde do Instituto Universitário de Ciências da Saúde (IUCS), recentemente aprovado pela A3ES, é um terceiro Ciclo de Estudos, que fomenta o crescimento de jovens cientistas através de um programa educativo, fornecedor das competências imprescindíveis ao sucesso de um investigador, face aos desafios atuais da área biomédica. 

Nesta formação avançada, multi e interdisciplinar em investigação, sua comunicação, rigor científico e ético, os alunos são acompanhados por uma Comissão de Tutores que o orientam na construção do conhecimento e planificação do seu projeto de investigação científica. 

O ensino é estruturado com enaltecimento da importância do conhecimento fundamental e da exploração da sua aplicabilidade. O aluno cursa unidades como “Bases biomoleculares e celulares” e “Investigação aplicada à saúde” para estruturação de conhecimentos e de boas práticas de investigação.

A formação é também construída pela seleção da frequência de cursos avançados e inserção em projetos de investigação selecionados pelo aluno, de forma tutelada. Assim, numa perspetiva de investigação integrada e translacional, cursa os “Cursos Avançados”, unidades de formação diversificada desde a Oncobiologia, a Nanotecnologia, Farmacogenómica, Alteração Metabólica na Célula Tumoral, Toxicologia Clínica, Genómica Comparativa.  Nas “Rotações laboratoriais”, os alunos são integrados em projetos de investigação, para acompanhamento da realidade da dinâmica diária de desenvolvimento de um projeto em áreas de seu interesse. No “Projeto de tese”, o aluno prepara, de forma cuidada e tutelada, o seu projeto. Para o desenvolvimento da sua Tese, o aluno dedica-se a tempo integral e durante 3 anos, inserido em Centro de Investigação interno ou externo, através de diversos protocolos de colaboração científica que a CESPU, entidade instituidora do IUCS, tem estabelecido com Universidades Portuguesas e Estrangeiras, assim como com várias unidades de investigação e clínicas.

 

2ª Fase de Candidaturas: 6 a 13 de novembro de 2015

Avaliação e Seleção: 16 a 20 de novembro de 2015

Afixação dos Resultados: 23 de novembro de 2015

Matrículas: 24 a 30 de novembro

Inicio de Funcionamento do Ciclo de Estudos: 11 de janeiro de 2016

Mais informações em: 

http://www.cespu.pt/ensino/ingresso/prazos-boletins-regulamentos-documentos-suporte/

 

 


Etiqueta(s): Ensino universitário