30.09.2015

Realizou-se ontem, 29 de setembro, mais uma conferência organizada pelo Departamento de Ciências de Enfermagem e da Saúde da CESPU - Escola Superior de Saúde do Vale do Sousa (ESSVS), no IINFACTS em Penafiel, com uma assistência de 100 pessoas.

E porque ontem foi o dia Mundial do Coração, esta conferência teve por tema “Promover a Saúde do Coração”.

A primeira conferência esteve a cargo da Drª. Lizete Aires e da Drª. Sónia Marcelo, médicas de medicina geral e familiar da USF Terras de Sousa que falaram sobre o perfil da doença cardíaca na população do Tâmega e Sousa.

A segunda palestra foi proferida pelo Enfermeiro Orlando Gustavo Ferreira que apresentou os serviços da Linha Saúde 24 na área dos problemas do coração.

A Drª. Carlota Pimenta, licenciada em Ciências da Nutrição, falou sobre a melhor alimentação para a saúde do coração tendo elegido a Dieta Mediterrânica como a mais adequada. A Drª. Carlota apresentou ainda algumas sugestões de menus desta dieta.

A última conferência foi apresentada pela Drª. Raquel Briosa Pereira, coordenadora da consulta antitabágica do ACES Porto Ocidental, que esclareceu a plateia sobre os malefícios do tabaco para o coração e que este vício faz cerca de 30 mortes por dia. 

Esta conferência foi moderada pela Diretora do Departamento de Ciências de Enfermagem e da Saúde da essvs, profª. Doutora Clarisse Magalhães.

A todos os participantes neste evento agradecemos a presença.


Etiqueta(s): Ensino politécnico Instituição