24.07.2015

 

A CESPU – Instituto Universitário de Ciências da Saúde oferece a possibilidade de frequência coordenada de dois ciclos de estudos, permitindo aos alunos que os concluírem com sucesso ficarem habilitados com dois diplomas de formação superior.

 

FREQUÊNCIA COORDENADA DE DOIS CICLOS DE ESTUDOS na CESPU: UM CAMINHO PARA UMA FORMAÇÃO VERDADEIRAMENTE COMPETITIVA NO MERCADO DE TRABALHO. 

 

Terminados os estudos do ensino secundário a maioria dos jovens tem muita dificuldade em escolher a formação universitária que desejam frequentar. Inúmeras são as dúvidas que se colocam aos candidatos relativamente ao curso que devem escolher. A escolha de Ciclos de Estudos de natureza basilar e abrangente é um possível caminho para este alunos, caminho que lhes permite adiar o momento da escolha definitiva de futuro profissional. Agora a CESPU oferece uma solução adicional, que possibilita a aquisição de uma formação diversificada e competitiva num período de tempo muito interessante. Este novo caminho para o qual os jovens candidatos ao Ensino Superior devem estar atentos, é o da frequência coordenadas de dois ciclos de estudo, o que permite ao aluno rentabilizar o tempo de estudo ao frequentar módulos de ensino comuns a esses dois ciclos de estudo. Assim, esta frequência coordenada de dois ciclos de estudo permite-lhes estar num caminho válido e coerente para obtenção de um grau e simultaneamente manter a proximidade com o outro caminho que equacionou. Um modelo aproximado desta situação é o que acontece no Plano de formação complementar, extracurricular, oferecido aos alunos da Licenciatura em Ciências Biomédicas do Instituto Universitário das Ciências da Saúde (IUCS) tutelado pela CESPU, que possibilita ao aluno detentor do diploma de Licenciado em Ciências Biomédicas pelo ISCS-N e também finalistas do plano de formação extracurricular em Ciências Biomédicas, tornar-se aptos para se candidatar a vagas no 4º ano de Medicina na Universidade Madrilena Alfonso X, El Sabio (UAX). Essa formação extracurricular em Ciências Biomédicas tem um total de 50 ECTS e pode ser realizada concomitantemente com os 3 anos de formação da Licenciatura em Ciência Biomédicas, garantindo esse conjunto formativo, aos alunos admitidos na UAX, a equivalência aos primeiros três anos do Grado de Medicina da UAX. A concretização deste processo ocorre pela primeira vez exatamente no fim deste ano lectivo de 2014/2015 tendo um primeiro grupo de alunos finalistas da Licenciatura em Ciências Biomédicas ter sido admitido no 4º ano do Grado de Medicina da UAX.

 

Agora a já para o próximo ano lectivo de 2015/2016, o IUCS/CESPU oferece mais Planos e Formação Coordenada de Ciclos de Estudo, Planos esses que são cativantes do ponto de vista profissional, criando elementos altamente polivalente e competitivos:  

 

1 - Plano de Formação de cinco (5) anos de um aluno inscrito simultaneamente na Licenciatura em Bioquímica (LBQ)  e no Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas (MICF)- Pressupostos: 

- O Aluno inscreve-se simultaneamente na LBQ e no MICF com o objetivo/possibilidade de:

  • em três anos curriculares ficar Licenciado em Bioquímica.

  • em cinco anos curriculares ficar com ambos os diplomas de Licenciado em Bioquímica e Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas.

 

2 - Plano de Formação durante seis anos de um aluno inscrito simultaneamente no Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas (MICF)  e na Licenciatura em Ciências da Nutrição (LCNUT) Pressupostos: 

se simultaneamente no MICF e na LCNUT com o objetivo de em 6 anos curriculares ficar com ambos os diplomas. 

 

3 - Plano de Formação durante quatro anos de um aluno inscrito simultaneamente na Licenciatura em Ciências Biomédicas (LCBIOM)  e na Licenciatura em Ciências da Nutrição (LCNUT)

Pressupostos: 

-O Aluno inscreve-se simultaneamente na LCBIOM e na LCNUT com o objetivo de:

  • em três anos ficar Licenciado em Ciências Biomédicas.

  • em quatro anos curriculares ficar com ambos os diplomas de Licenciado em Ciências Biomédicas e Licenciado em Ciências da Nutrição.

  

4 - Plano de Formação durante quatro anos de um aluno inscrito simultaneamente na Licenciatura em Ciências Biomédicas (LCBIOM)  e na Formação Extracurricular em Ciências Biomédicas

  • (FEXTCBIOM)

    Pressupostos: 

    -O Aluno inscreve-se simultaneamente na LCBIOM e na FEXTCBIOM com o objetivo de:

  • em três anos ficar Licenciado em Ciências Biomédicas e com o diploma de “Formação Extracurricular em Ciências Biomédicas”.

  • em três anos curriculares  ficar apto para se candidatar a vagas no 4º ano do Grado de Medicina da Universidade Alfonso X, El Sabio.

CESPU cursos dupla titulação em Ciências farmaceuticas e Nutrição e CF e Bioquímica

 


Etiqueta(s): Ensino universitário