15.06.2015

 

Ricardo Jorge Dinis-Oliveira (Coordenador do Curso de Ciências Laboratoriais Forenses da CESPU-Instituto Universitário de Ciências da Saúde),  Félix Dias Carvalho e Maria de Lourdes Bastos são os editores principais do 1º Livro de Toxicologia Forense escrito em Português e que conjuga renomados profissionais de Portugal e do Brasil. É muito provavelmente a obra mais completa que existe sobre o tema. Este livro foi lançado este fim de semana (13 e 14 de junho) na Feira do Livro de Lisboa. 

 

Esta obra proporciona conhecimentos diferenciados sobre a atividade pericial em Toxicologia Forense, constituindo-se como suporte pedagógico de cursos superiores de pré e pós-graduação nas áreas forenses, e como ferramenta de trabalho para Peritos Forenses. Aqueles que tenham curiosidade ou desejem aprofundar conhecimentos encontrarão o que de mais útil e atual se pratica na área. Salienta-se o facto de o livro apresentar a visão de renomados Toxicologistas Forenses portugueses e brasileiros, adequando-se, por isso, às realidades dos dois países.

 

Além de compreender a Química Analítica, espera-se do Toxicologista conhecimentos aprofundados de toxicocinética e toxicodinâmica dos xenobióticos, bem como dos fatores que podem influenciá-las. A mais-valia desta obra é, pois, perceber o que deve ser tido em conta na interpretação de um resultado toxicológico.

 

Este livro aborda ainda conceitos de Toxicologia Geral, assumindo-se, assim, de interesse transversal para estudantes e profissionais das áreas de Ciências Farmacêuticas, Ciências Biomédicas, Medicina, Análises Clínicas e Saúde Pública, Bioquímica, Direito e Criminologia.

 


Etiqueta(s): Instituição