23.06.2015

O projeto Blue Stain desenvolvido pela "Startup" TargeTalent foi o grande vencedor do 1º Prémio do concurso de empreendedorismo Acredita Portugal 2015 na categoria de Alta Tecnologia. O prémio foi entregue em Lisboa, no dia 5 de junho pelo Presidente da República. Os investigadores principais, Prof. Doutor Fernando Ferreira e Drª. Paula Melo,  foram recebidos no Palácio de Belém por Sua Excelência o Presidente da República, onde apresentaram o projeto e a Instituição.

A "startup" TargeTalent foi criada pelos docentes da CESPU Paula Melo e Fernando Ferreira. Esta dedica-se ao desenvolvimento de testes de diagnóstico que utilizam as células como meio biológico. Trata-se de uma tecnologia diferenciada de interface bio-digital, que permite o diagnóstico rápido de patologias. 

A TargeTalent conta com o apoio da CESPU e ainda de duas "business angels": a Creative Wings, SA e a Green Capital, SA.

Recordamos que este projeto recebeu já mais dois prémios: em novembro de 2013 o 1º Prémio jovem Empreendedor 2014 atribuido pela ANJE e em fevereiro de 2015 o 1º Prémio na categoria do "Plano de Negócio 2014" da Arrisca C.

O projecto Blue Stain resultou da necessidade de materializar um projeto de investigação numa ideia de negócio. Tem como finalidade promover soluções de diagnóstico tipo ‘point of care’. Tem o objetivo de fornecer processos de diagnóstico simplificado, que possam chegar a toda a gente com elevados padrões de qualidade.

A solução Blue Stain consiste num "kit" de diagnóstico do cancro, do oral em particular, que possibilita a recolha e análise imediata de células do corpo humano. É rápido, não invasivo e indolor. A inovação do Blue Stain reside no facto de, atualmente, não existir uma solução para diagnosticar precocemente as patologias da cavidade oral. A sua importância aumenta por o seu exame e o próprio resultado se efetuarem no tempo de uma consulta, a chamada "solução 'point of care'”. Além deste factor, o Blue Stain não tem qualquer implicação logística, o que representa uma redução dos custos para hospitais e clínicas médicas. 


Etiqueta(s): Investigação e desenvolvimento