De 12 a 14 de junho de 2015, realizou-se o 9º Congresso Nacional de Fisioterapeutas, no Centro de Congressos do Estoril.
O Curso de Licenciatura em Fisioterapia das Escolas Superiores de Saúde do Vale do Sousa (ESSVS) e do Vale do Ave (ESSVA) da CESPU, fez-se representar neste congresso com um elevado número de participantes e comunicações.
Os docentes Mestre Nuno Nogueira, Prof. Doutor Rui Torres e Mestre Maria Paço foram palestrantes convidados com as apresentações: “Efeitos neurofisiológicos da manipulação vertebral”, “A dor muscular de aparecimento tardio causada pelo exercício agressivo” e “Postura e disfunção temporomandibular”, respetivamente.
Foram ainda apresentadas comunicações orais e posters resultantes dos trabalhos desenvolvidos pelos estudantes e docentes ao longo do ano letivo:
Comunicações Orais:
1. “Adequação do mobiliário escolar às caraterísticas antropométricas dos alunos do 1o ciclo do Ensino Básico: o caso duma escola pública da cidade de Guimarães” - Mestre Daniela Simões; Lic. Marina Cunha; Mestre Sofia Lopes; Mestre Paula Chaves.
2. “Associação entre adequação antropométrica do mobiliário escolar e presença de sintomatologia músculo-esquelética em estudantes: o caso duma escola secundária pública da cidade de Braga” – Lic. Joana Guimarães; Mestre Paula Chaves; Mestre Daniela Simões.
3. “Equilíbrio e postura em crianças surdas vs crianças com desenvolvimento sensório-motor típico” - Lic. João Sousa; Mestre Raquel Carvalho (apresentação especial na mesa dedicada às Escolas de Fisioterapia).
Posters:
1. “Efeito da fisioterapia com base na resolução de problemas no controlo postural de doentes com acidente vascular cerebral - Estudo de caso” - Mestre Marta Freitas; Mestre Raquel Carvalho.
2. “Prevalência de sintomatologia músculo-esquelética relacionada com o trabalho em bancários do distrito de Viana do Castelo, Portugal” - Mestre Marta Freitas; Mestre Paula Chaves; Lic. Ana Brandão.
3. “Avaliação das características psicométricas da versão portuguesa da Functional Assessment of Multiple Sclerosis Quality of Life Instrument Scale (FAMS) em indivíduos com Esclerose Múltipla” - Mestre Marta Freitas; Lic. Ana Pimentel.
4. “Efeito de um programa de prática mental no equilíbrio de crianças dos 7 aos 10 anos” – Mestre Raquel Carvalho; Lic. Tânia Fernandes.
5. “O efeito da aplicação de prática mental e de um programa de treino no equilíbrio em idosos institucionalizados” – Lic. Sara Castro; Mestre Raquel Carvalho.
No último dia do Congresso, a Mestre Gabriela Brochado, coordenadora do Curso de Licenciatura em Fisioterapia da ESSVS, representou ambas as escolas numa mesa redonda denominada “O ensino da fisioterapia em Portugal”.