15.04.2015

No passado dia 25 de Março de 2015, por volta das 10H30 realizou-se um simulacro de situação de emergência nas instalações da CESPU – Gandra.

 

Este simulacro teve como objetivo principal avaliar a capacidade de resposta dos colaboradores afetos à equipa de emergência, a capacidade destes mobilizarem os ocupantes do edifício na evacuação assim como perceber o tempo de chegada dos bombeiros às instalações após contacto telefónico.  

 

Por volta das 10H35 foi colocado um equipamento de fumo numa das salas situadas no edifício 3.

Após ter sido detetada a fonte do fumo e após toque do alarme procedeu-se à evacuação do respetivo edifício; Tendo em conta a proximidade do edifício 4 e não percebendo qual a dimensão do incêndio foi efetuada também a evacuação deste edifício.

 

Passados seis minutos após a ordem de evacuação, todos os alunos e docentes encontravam-se junto do ponto de encontro. As equipas de evacuação percorreram todo o edifício e constataram que não se encontrava mais ninguém dentro do mesmo. De seguida, os colaboradores da Cespu, sinalizados com coletes de alta visibilidade, assumiram posições estratégicas para não permitirem a entrada de pessoas no edifício e a circulação de pessoas/veículos no espaço do Campus.

 

Em cerca de 10 minutos chegaram ao Campus os Bombeiros Voluntários de Baltar que assumiram de imediato o controlo da situação.

 

Às 11H50m deu-se por encerrado o simulacro.

Verificou-se que os procedimentos previstos no plano de emergência foram na sua globalidade cumpridos e que as comunicações foram corretas e eficazes.


Etiqueta(s): Instituição