08.08.2014

O Curso de Licenciatura em Fisioterapia da CESPU é ministrado na Escola Superior de Saúde do Vale do Sousa (Gandra) e na Escola Superior de Saúde do Vale do Ave (Famalicão); Este curso tem como objetivo geral conferir qualificações para o exercício da Fisioterapia, conforme o estipulado no Decreto-Lei nº 261/93 de 24 de julho.

A licenciatura em Fisioterapia funciona durante oito semestres letivos – 240 ECTS. Neste ciclo de estudos serão aplicadas metodologias de ensino que incluem, aulas teóricas, teórico-práticas, práticas laboratoriais, orientações tutoriais e estágios. A componente prática inicia-se em contexto simulado passando gradualmente durante os 4 anos do curso para o contexto real. Assim, o último ano do curso é essencialmente um ano de estágio, que é realizado em contexto real de trabalho, onde os estudantes desempenham a sua intervenção em pacientes/utentes das diferentes áreas da Fisioterapia. Pretende-se deste modo dotar o aluno de capacidade de resposta, face às atuais e elevadas exigências da prestação de cuidados de saúde, tendo como base o raciocínio clínico.

Desta forma, com a atual licenciatura em Fisioterapia, pretende-se formar profissionais que sejam uma referência de excelência, com competências para a prestação de forma autónoma de cuidados de saúde de qualidade, adquiridas através de uma formação baseada na experiencia da prática clínica dos seus docentes assim como na evolução da evidência científica atual e disponível.

SAÍDAS PROFISSIONAIS: Centros de saúde; hospitais; clínicas; centros de reabilitação; estabelecimentos termais; departamentos de saúde ocupacional de empresas; estruturas desportivas; escolas; instituições de ensino especial; instituições de apoio a idosos; clínicas e gabinetes privados; ensino; unidades de cuidados continuados e paliativos e centros de investigação.

Áreas   Científicas do curso

Créditos

  Fisioterapia

192

  Biologia

35

  Psicologia

9

  Estatística

4

 

 

 

 


Etiqueta(s): Ensino politécnico