08.08.2014

A Licenciatura em Bioquímica está desenhada para dotar os seus alunos com um conhecimento profundo sobre as moléculas biológicas como as proteínas, ácidos nucleicos, hidratos de carbono e lípidos que formam as estruturas morfológicas celulares e seus organelos e que permitem processos como a hereditariedade de informação biológica, a expressão genética, metabolismo energético, sua regulação, a diferenciação e renovação celular. Este tipo de estudo, que explora a vida na sua natureza celular e molecular, traz continuamente avanços marcantes na ciência e tem permitido o desenvolvimento de várias técnicas biotecnológicas com aplicação a campos tão distintos como medicina, indústria alimentar, indústria farmacêutica, bio-remediação ambiental, biotecnologia aplicada à agricultura e veterinária, biossegurança, análises laboratoriais diversas, investigação forense, entre outros campos com um grande potencial na economia global. 

O ISCSN possui infra-estruturas muito fortes na área da Bioquímica, quer humanas, quer materiais. Tendo a Licenciatura sido já implementada há alguns anos letivos, em 2013/2013, o Departamento promoveu uma modernização planos de estudos, que permitiu o evoluir para um plano curricular mais competitivo com evidência da interação da formação com áreas fortes quer de Ciências Biomédicas quer de Ciências Farmacêuticas, a modernização da designação de algumas áreas formativas e o reforço do tempo para realização de estágio científico. De facto a adaptação curricular permitiu reforçar o tempo para realização dos alunos do Estágio científico, inclusive possibilitando a divisão do Estágio em duas unidades anuais de Estágio I no 2º ano e Estágio II no 3º ano. Embora UCs independentes o seu funcionamento é articulado e o aluno tem um orientador de estágio que o acompanha no desenvolvimento global de um projeto científico para o qual tem mais tempo e experiência laboratorial para conseguir uma formação mais diversificada sólida e madura em investigação. Esta adaptação permite uma melhoria competitiva na estrutura curricular da Licenciatura, face à realidade atual da maioria das Licenciatura atuais no que diz respeito a tempo disponibilizado para integração laboratorial em estágio científicos. O novo Plano Curricular foi publicado no Aviso nº 6748/2013 de 22 maio de 2013. Relativamente ao processo de avaliação e acreditação pela A3ES refira-se que a Licenciatura obteve acreditação preliminar em 2012.   

A Licenciatura em Bioquímica do Instituto Superior de Ciências da Saúde - Norte (ISCS-N), forma licenciados com uma excelente formação, com especial destaque na área da Saúde. São profissionais multifacetados que poderão atuar em diversas áreas com fortes necessidades de expansão. O objetivo desta formação é de tal maneira ubíquo, por ser ligado aos princípios básicos da Vida, que os seus alunos são profissionais que rapidamente colaboram com profissionais de outras áreas e trabalham, como elementos de valor, em equipas multidisciplinares. Desde sempre, são muitas diversificadas as carreiras profissionais construídas por alunos licenciados em Bioquímica, mas destacam-se as de investigador, as relacionadas com divulgação de ciência e ensino, as ligadas com desenvolvimento e controlo de processos industriais biotecnológicos, as relacionadas com empresas biotecnológicas, desenvolvimento e implementação de novos produtos e as envolvidas com a análise química laboratorial aplicadas a diversos setores.  

SAÍDAS PROFISSIONAIS: Investigação em diversas áreas que envolvem a Bioquímica, como as Ciências Biomédicas, Biologia, Ciências Farmacêuticas, Biotecnologia, Engenharia Agrária, Engenharia do Ambiente; Laboratórios: investigação académica, investigação aplicada, investigação médica; Ingresso na carreira de "Técnico Superior de Saúde", nomeadamente no ramo de genética e no ramo de laboratório; Participação na Educação em Instituições de Ensino Superior; Desenvolvimento, produção e controlo de novos produtos e tecnologias; Indústrias: alimentares e farmacêuticas; Bioquímica Ambiental (Biorremediação); Agrobioquímica (Biotecnologia de plantas).

Áreas Científicas do curso

Créditos

  Ciências Bioquímicas

135

  Ciências Físicas e Químicas

41

  Ciências Matemáticas e   Estatísticas

4

 


Etiqueta(s): Ensino universitário