08.08.2014

O Curso de Anatomia Patológica, Citológica e Tanatológica tem por objetivo formar profissionais de saúde com elevadas qualificações técnicas e científicas, no âmbito do diagnóstico e terapêutica.

As três áreas fundamentais do curso são a histopatologia, a citopatologia e a tanatologia. Com a formação adquirida, estes profissionais estão preparados para avaliar, planear e processar amostras de tecidos e células colhidas em organismos vivos ou mortos. As competências são bastante abrangentes e pluridisciplinares.

No âmbito das novas tecnologias e com o crescente desenvolvimento das terapias moleculares e dos rastreios em massa, nomeadamente com recurso à citologia, surge um novo desafio e por consequência uma nova área de intervenção dos licenciados em Anatomia Patológica, Citológica e Tanatológica, que estão especialmente habilitados para intervir.

SAÍDAS PROFISSIONAIS: Integrados na carreira de Técnicos de Diagnóstico e Terapêutica, os licenciados em Anatomia Patológica, Citológica e Tanatológica podem exercer função em: unidades de saúde; unidades de investigação; laboratórios de anatomia patológica; laboratórios de anatomia humana; laboratórios de anatomia veterinária; laboratórios de citopatologia; laboratórios de citogenética; ensino; Institutos de Medicina Legal e Tanatologia.

Áreas   Científicas do curso

Créditos

  Tecnologias   de Diagnóstico e Terapêutica

150

  Biologia e   Bioquímica

66

  Medicina

12

  Física

5

  Informática   e Estatística

4

  Língua e   Literatura Materna

2

  Direito

1

 

 

 

 


Etiqueta(s): Ensino politécnico