12.06.2014

Nos últimos anos, o desenvolvimento da medicina tem proporcionado o aparecimento de métodos de diagnóstico cada vez mais precoces, o desenvolvimento de métodos de tratamento mais eficazes e o aumento da esperança média de vida de indivíduos com diferentes condições clínicas. Paralelamente, as exigências da vida moderna e a inversão da pirâmide demográfica (envelhecimento das populações) têm conduzido a uma readaptação das ciências da saúde assim como dos serviços assistenciais. A Psicologia da Saúde deve acompanhar estas modificações, abraçando os conhecimentos da Neuropsicologia para que efectivamente possa dar resposta na compreensão e avaliação dos domínios emocionais, neurocognitivos e comportamentais dos indivíduos. Em última análise, esta abordagem neurobiopsicossocial permitirá a emergência de intervenções promotoras da autonomia e da qualidade de vida das populações.

Este Mestrado tem como objectivos gerais:

  • Aprofundar conhecimentos sobre a interacção entre factores biológicos, psicológicos e sociais e a forma como afecta:

a)       O envolvimento das pessoas em comportamentos de prevenção da doença e promoção da saúde;

b)       A reacção ao tratamento que recebem face a problemas médicos;

c)        As estratégias de confronto e redução do stress;

d)       A recuperação, reabilitação e adaptação psicossocial de pacientes com problemas de saúde.

  • Desenvolver competências de comunicação, avaliação e intervenção (neuro)psicológicas para o acesso e exercício profissional.
  • Desenvolver competências de investigação que conduzam á produção de conhecimento científico relevante.

O Mestrado em Psicologia da Saúde e Neuropsicologia tem a duração de dois anos lectivos (120 ECTS). O primeiro ano (60 ECTS) consta de diversas unidades curriculares abrangendo diferentes vertentes da psicologia da saúde e neuropsicologia e metodologia de investigação. No segundo ano (60 ECTS) o discente deverá realizar um estágio de 420h (os locais de estágio são atribuídos pela coordenação do Mestrado) e um trabalho de investigação (seminário de Investigação)

Devido ao cariz profissionalizante, só serão admitidos candidatos com um primeiro ciclo na área da Psicologia.

Mais informações em:

/ensino/ensino-universitario/oferta-educativa/detalhes-do-programa-de-estudos/?course=ISPSN#program-info

 

 


Etiqueta(s): Ensino universitário