O Departamento de Ciências Animais e Veterinária pretende estar na vanguarda da ciência e da educação veterinárias, no ensino e na investigação, para enfrentar os desafios da saúde e do bem-estar dos animais, dos seres humanos e do ambiente no século XXI. A missão do Departamento de Ciências Animais e Veterinária é melhorar a saúde e o bem-estar dos animais e das pessoas, nos diversos contextos que se integram “numa só saúde”, através da prestação de serviços de excelência em educação, investigação, prática clínica e divulgação. Pretendemos desempenhar um papel ativo na investigação veterinária, promovendo a investigação de base como criação intelectual baseada no pensamento, no desenvolvimento tecnológico, na investigação aplicada e no desenvolvimento destinado à resolução de problemas sociais, contribuindo de forma ativa na implementação dos resultados da investigação.

O Departamento está empenhado em proporcionar um ensino de nível mundial baseado em conhecimentos científicos e utiliza metodologias de ensino de ponta. Ministra o Mestrado Integrado em Medicina Veterinária e a Licenciatura em Enfermagem Veterinária, ambos suportados numa estruturada componente teórica, que sustenta a prática e a pesquisa nas Ciências Animais e Veterinária, desenvolvendo as competências fundamentais para resolução de problemas, num processo participativo de trabalho e comunicação em equipa. Num moderno e equipado Hospital Veterinário Clínico, dedicado a animais de companhia e equídeos, ou em práticas em contexto de trabalho, estimula a componente e a experiência prática dos futuros profissionais.

Numa abordagem internacional, em que se promove o ensino em diferentes idiomas, a preparação do profissional abordará ainda distintos domínios da ciência veterinária e sua interligação com a saúde humana e o ambiente, no conceito de uma só saúde (ONE HEALTH). A amplitude de domínios profissionais, desde a prestação de cuidados primários de saúde e bem-estar a uma variedade de tipos de animais, dos exóticos aos de companhia, o controlo da segurança alimentar e saúde pública, do biotério à produção animal e alimentar, da administração à investigação, permite formar um veterinário que intervenha ativamente na sociedade.

Esta proximidade com a sociedade e a atividade profissional intensifica-se no último ano do curso de Medicina Veterinária, com um ano curricular integralmente em estágio, permitindo aos estudantes contactar com realidades nacionais e internacionais, dado o número relevante de parcerias nacionais e internacionais existentes, aproximando a Academia da vida profissional.

Diretor do Departamento de Ciências Animais e Veterinárias

Nuno Vieira e Brito

nuno.brito@iucs.cespu.pt

Secretariado - Gandra

Fernanda Pereira

fernanda.pereira@cespu.pt

Secretariado - Hospital Veterinário Universitário de Paredes

Sónia Barbosa

sonia.barbosa@cespu.pt

 

Cursos conferentes de grau académico

Cursos que conferem grau de Mestre

Mestrado Integrado em Medicina Veterinária - MI-MV