A Podologia é a ciência na área da saúde, especializada na investigação, prevenção, diagnóstico e tratamento das alterações que afectam o pé e as suas repercussões no organismo humano, sendo o Podologista o profissional de saúde devidamente habilitado para o tratamento das patologias do pé.

Os pés estão sujeitos a um enorme desgaste, pelo que inúmeras alterações diagnosticadas precocemente podem ser corrigidas.

É, por isso, importante consultar um podologista sempre que se verifique alguma alteração patológica, para que possa prevenir o agravamento da patologia e aplicar o tratamento mais adequado.

 

Áreas de intervenção da Podologia:

 

Podologia Geral

(Avaliação estática e dinâmica do pé)

 

Podologia Infantil

(Tratamento do pé da criança)

O diagnóstico e o tratamento precoce do pé da criança é fundamental para assegurar um crescimento correcto e prevenir o aparecimento de alterações estruturais e funcionais. O crescimento e desenvolvimento do pé da criança deve ser acompanhado pelo Podologista, assegurando um tratamento especializado e personalizado.

 

Podologia Geriátrica

(Tratamento do pé do idoso)

As alterações não corrigidas, as múltiplas agressões e o processo cumulativo de algumas doenças trazem, ao longo da vida, consequências nefastas para o pé. Estas consequências são um enorme contributo para a diminuição da mobilidade, responsável por uma série de malefícios físicos, psíquicos e sociais. A intervenção da Podologia poderá recuperar a funcionalidade do pé e contribuir significativamente para a melhoria da qualidade de vida na 3º idade.

 

Pé de Risco

(Pé diabético, pé neurológico, pé vascular)

A área do pé de risco engloba varias situações patológicas na qual o pé sofrerá consequências, o Pé Diabético é o exemplo mais fulcral deste tipo de situação.  A diabetes traz consigo imensos problemas que comprometem seriamente a saúde do pé, acrescentando-lhe um risco significativo no aparecimento de úlceras (feridas) e de amputações. A atenção e tratamento especializado e criterioso dos pés dos diabéticos é essencial para evitar graves complicações.

 

Podologia Desportiva

(Avaliação e tratamento do pé do desportista)

A prática desportiva é uma das formas mais  maravilhosas da comunicação do homem com a natureza e é essencial para manter o bem-estar físico e psíquico do indivíduo.

O estudo e tratamento preventivo do pé do desportista evita o aparecimento de algumas lesões e pode em certos casos contribuir para a reabilitação das lesões instaladas. O tratamento podológico das lesões do pé provocadas pelo desporto é indispensável para proporcionar um melhor rendimento desportivo.

 

Podologia Preventiva

(Prevenção das patologias/alterações do pé)

Recomenda-se que visite o Podologista sempre que:

Sentir dores nos seus pés; Passar longos períodos de pé; Observar problemas na pele ou unhas (unha encravada, alteração da cor das unhas, calosidades, alterações da pele); Sofrer de mau odor dos pés; Detectar um ferimento nos pés; Apresentar problemas de saúde tal como a diabetes, artrite reumatóide, problemas vasculares; Tropeçar ou torcer os pés recorrentemente; Tiver dificuldade em calçar sapatos devido a alteração da forma dos dedos.

 

Responsáveis pelas consultas:

- Drª Patrícia Ferreira (segunda a sexta feiras, das 9H00 às 17H00)

- Drª Angélica Andrade (segunda feira, das 19H00 às 22H00)

- Drª Elisabete Silva (quarta feira, das 17H00 às 22H00)

- Drª. Mónica Silva (quinta feira, das 17H00 às 22H00)

 

Contactos para marcação de consultas:

Tel: 224 157 130

 

Horário de funcionamento:

Segunda a sexta feira: 9H00 - 23H00