Nasceu em 1982, sob o desígnio de promover a investigação científica e a sua extensão universitária. Em 2012 completou 30 anos de existência, assente em alicerces fortes, mas com o pensamento no futuro. Aqui fica o registo dos marcos históricos da CESPU.

Celso Coelho

(Celso Coelho, cerimónia de constituição da cooperativa)


Primeiros Licenciados
(Primeiros Licenciados)

Campus Gandra
(Campus Universitário de Gandra)

Escola Va
(Escola Superior de Saúde do Vale do Ave)

1982

Fundação da CESPU, CRL

A CESPU - Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário, CRL, foi fundada no Porto com o objetivo de criar estabelecimentos de ensino superior, universitários e politécnicos, promover a investigação científica e desenvolver a prestação de serviços à comunidade.

1984

Início do funcionamento dos Institutos de Ciências Dentárias

A CESPU, CRL, iniciou a sua intervenção no setor do Ensino Superior com a implementação do Instituto Superior de Ciências Dentárias do Porto e do Instituto Superior de Ciências Dentárias de Lisboa, os primeiros estabelecimentos privados em Portugal a ministrar licenciaturas em Medicina Dentária.

1993

Introdução de novas licenciaturas e de novas denominações

Com o aumento da sua oferta formativa, através da criação de novos cursos superiores, nomeadamente em Psicologia Clínica e Ciências Farmacêuticas, os Institutos Superiores de Ciências Dentárias do Porto e de Lisboa passam a denominar-se Instituto Superior de Ciências da Saúde - Norte e Instituto Superior de Ciências da Saúde - Sul, respetivamente.

1995

Novas instalações

Como consequência do seu crescimento, a CESPU, CRL, transferiu o Instituto Superior de Ciências da Saúde - Norte do centro do Porto para novas instalações situadas no Campus Universitário de Gandra.

1997

Cisão parcial da Cooperativa

Com o objetivo de autonomizar o Instituto Superior de Ciências da Saúde - Sul, foi criada, no âmbito de um processo de cisão parcial, uma nova entidade instituidora para este estabelecimento de ensino.

1997

Criação das Escolas Superiores de Saúde

Dando forma a um novo modelo organizacional, em que os ganhos assentam na forte especialização institucional e na gestão integrada dos seus recursos, a CESPU criou a Escola Superior de Saúde do Vale do Ave, em Vila Nova de Famalicão, e a Escola Superior de Saúde do Vale do Sousa, em Gandra. Antecipando o contacto entre as várias áreas profissionais, estas escolas lecionam um conjunto de cursos superiores politécnicos nas diferentes áreas das ciências e tecnologias da saúde, sendo dada relevância, para além da sólida formação teórica, aos modelos de aprendizagem em ambiente real de trabalho.

1999

Criação do Instituto Politécnico de Saúde do Norte

Foi criado o primeiro instituto politécnico que, para além de uma intervenção regional alargada, o Norte, tem na Saúde o denominador comum dos seus cursos superiores. O instituto integra, atualmente, as Escolas Superiores de Saúde do Vale do Ave e do Vale do Sousa. 

2000

Primeira parceria com o SNS para a criação do Serviço de Medicina Dentária nos hospitais.

2001

CESPU - Formação e CESPU - Serviços de Saúde constituem-se como Sociedades Anónimas

No desenvolvimento da sua estratégia de integração vertical, a CESPU criou duas novas empresas, a CESPU - Serviços de Saúde, S.A. e CESPU - Formação, S.A., de forma a garantir a gestão e desenvolvimento de unidades prestadoras de cuidados de saúde, no primeiro caso, e a formação contínua e pós-graduada, no segundo caso.

2002

Início da implementação do Sistema de Gestão de Qualidade

No sentido de otimizar e normalizar os procedimentos inerentes ao funcionamento da CESPU e das suas empresas como Grupo, deu-se início à implementação do Sistema de Gestão de Qualidade, segundo o referencial ISO 9001:2000.

2004

Criação do Prémio Internacional de Investigação

No âmbito da promoção das atividades de investigação científica, a Cooperativa criou e atribuiu, pela primeira vez, o "Prémio CESPU - Um contributo para o desenvolvimento das Ciências e Tecnologias da Saúde", galardão internacional.

2005

Parceria com a UTAD - Universidade de Trás os Montes e Alto Douro

2006

Certificação pelo IQNET, segundo referencial ISO 9001:2000

Expansão para Angola

A CESPU anuncia o seu projeto de expansão para o continente africano, nomeadamente em Angola através da participação na Universidade de Benguela e da parceria com a UMA (Universidade Metodista de Angola).

2008

Avaliação EUA ao IPSN - Institutional Evaluation Programme

O Programa de Avaliação Institucional, desenvolvido pela EUA a nível internacional, tem por objetivo apoiar as instituições participantes no desenvolvimento de uma cultura interna de qualidade e de gestão estratégica. O IPSN submeteu-se à avaliação e o resultado foi bastante positivo.

Criação do CNO - CESPU

O Centro Novas Oportunidades da CESPU é um espaço que providencia aos adultos detentores de habilitações inferiores ao 12º ano de escolaridade a orientação para o percurso mais adequado às suas necessidades formativas. A CESPU entendeu que poderia dar um contributo nesta área de formação.

2010

Avaliação EUA ao ISCSN - Institutional Evaluation Programme

O Programa de Avaliação Institucional, desenvolvido pela EUA a nível internacional, tem por objetivo apoiar as instituições participantes no desenvolvimento de uma cultura interna de qualidade e de gestão estratégica. O ISCSN submeteu-se à avaliação e o resultado foi bastante positivo.

Criação do IINFACTS - Instituto de Investigação e Formação Avançada em Ciências e Tecnologias da Saúde

Constituído para a promoção da formação especializada, da investigação científica e da prestação de serviços à comunidade, o IINFACTS agrega um conjunto de instituições internacionais relacionadas com a investigação no âmbito das ciências e tecnologias da saúde, que envolve investigadores portugueses e espanhóis.

2011

Declaração de cooperação conjunta para o ensino da Medicina entre a CESPU e a Universidade de Barcelona (Delegado do Reitor para o campus das Ciências da Saúde de Bellvitge da UB – Prof. Doutor Miguel Viñas Ciordia).

2012

30 anos a ensinar saúde

Convénio entre a UB, como responsável do campus de excelência internacional HUBc e a CESPU, a integração da CESPU na rubrica de internacionalização do Health Universitat Barcelona Campus (HUBc), campus de excelência internacional de saúde da Universidade de Barcelona.

2013

Início da gestão da Escola Superior de Enfermagem Dr. António Timóteo Montalvão Machado, em Chaves.

Convénio de colaboração entre a CESPU e a Universidade de Marrakech, para as áreas de formação e ensino da saúde.

2015

O Instituto Superior de Ciências da Saúde - Norte passa a ter natureza de instituto universitário, passando a denominar-se INSTITUTO UNIVERSITÁRIO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE.