Mensagem do Presidente do Conselho de Administração

O Grupo CESPU tem origem na CESPU - Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário, CRL, fundada no Porto em 1982, com o objetivo de promover o ensino superior nas áreas científicas da saúde.

A Almeida Dias

Após 35 anos de existência, a história desta cooperativa poder-se-á caraterizar pelo pioneirismo, pela inovação, pelo crescimento sustentado, pela fidelidade ao princípio da especialização, pela internacionalização de vocação Europeia, pelo forte componente de apoio social e humanitário da prestação de serviços de saúde às comunidades onde está inserida e pela procura da qualidade global.

A CESPU, CRL, é a entidade instituidora do Instituto Universitário de Ciências da Saúde, que ministra cursos universitários, e do Instituto Politécnico de Saúde do Norte, que integra a Escola Superior de Saúde do Vale do Ave e a Escola Superior de Saúde do Vale do Sousa.

No desenvolvimento de uma estratégia de integração vertical, foram criadas ou adquiridas empresas, das quais destacamos a CESPU. Formação, S.A., a CESPU - Saúde, S.G.P.S.,S.A. e a  NS, Nova Saúde Parcerias, S.A..
Estas empresas têm como principal objetivo desenvolver atividades de aprendizagem ao longo da vida e formação profissional a diferentes níveis e a gestão de unidades de saúde.

Também a internacionalização tem marcado, desde a sua origem, a vida da Instituição, existindo uma parceria com a Universidade de Barcelona e outras instituições universitárias. Ainda neste âmbito, foi criado o prémio CESPU, sob o lema "Um contributo para a investigação e desenvolvimento das ciências e tecnologias da saúde".

Como resultado da estratégia de desenvolvimento adotada, a CESPU, CRL, e empresas associadas constituem atualmente um Grupo com diversificada intervenção no sector da saúde e significativo impacto social.

De forma a otimizar e normalizar os procedimentos inerentes ao funcionamento da CESPU, CRL, e das suas Empresas, foi concluído, no final de 2006, o processo de certificação pelo referencial NP EN ISO 9001:2000 (vulgo "Sistema de Gestão pela Qualidade"). Com esta medida, pretende-se atingir novos padrões de qualidade e excelência, na gestão do ensino superior e na prestação de serviços de saúde em Portugal.

Conselho de Administração

Presidente

António Manuel de Almeida Dias

a@cespu.pt

1º vogal

Filomena da Glória Barros Alves Salazar

2º Vogal

Luís Manuel Duarte Martins da Silva

3º Vogal

José Carlos Pereira da Cruz

4º Vogal

Marco André Melo de Sousa Nicolau Martins

1º Suplente

Manuel Joaquim Azevedo Portela

2º Suplente

Hassan Bousbaa

Assembleia Geral

Presidente

Fernando Jorge Neves Ferreira

Vice-presidente

Cristina Maria Leal Moreira Coelho

Secretário

Nuno Miguel Ribeiro Sampaio

1º Suplente

Sara Filipa Gama Fernandes

2º Suplente

António Carlos de Sá Pereira Faria

 

Conselho Fiscal

Presidente

Filinto Augusto Lopes Baptista

Relator

José Júlio Ferreira Pacheco

Secretário

José Manuel da Silva Mendes

1º Suplente

Bruno Miguel Raposo Távora de Barros Peixoto

2º Suplente

Paulo Manuel Cruz Miller