As mudanças, operadas nos últimos anos, na área da saúde tem criado a necessidade de os profissionais se manterem particularmente atentos às implicações que tais alterações produzem no exercício da sua actividade. No presente já não basta ser um profissional tecnicamente competente. Também é cada vez mais necessária a formação em áreas afins e multidisciplinares, que se revelam essenciais e uma oportunidade única para o profissional compreender e integrar-se na complexidade das organizações a que pertence, conseguindo assim adequar o seu desempenho e competência às evoluções organizacionais e culturais que tem ocorrido nos anos mais recentes. Desta forma, a aquisição de conhecimentos e competências na área da gestão de unidades de saúde é, portanto, um imperativo para todos os profissionais da saúde que desejam manter-se actualizados sobre a evolução das políticas na sua área profissional mas também para aqueles que pretendem envolver-se activamente nos processos de mudança em curso.
15 de Janeiro de 2010
Escola Superior de Saúde do Vale do Ave - Vila Nova de Famalicão
1 - POLITICAS E SISTEMAS DE SAÚDE - INOVAÇÃO E REFORMAS NA SAÚDE
2 - ECONOMIA DA SAÚDE
3 - GESTÃO FINANCEIRA E FISCALIDADE
4 - DIREITO E LEGISLAÇÃO NA SAÚDE
5 - ÉTICA E DEONTOLOGIA
6 - ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DO SNS
7 - GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS NA SAÚDE
8 - LIDERANÇA E GESTÃO DE EQUIPAS
9 - EPIDEMIOLOGIA E SAÚDE PUBLICA
10 - GESTÃO DE OPERAÇÕES - PRODUÇÃO E LOGÍSTICA NA UNIDADE DE SAÚDE HOSPITALAR
11 - HIGIENE E SEGURANÇA NAS UNIDADES DE SAÚDE
12 - GESTÃO CLÍNICA BASEADA NA EVIDÊNCIA
13 - GESTÃO DA QUALIDADE NA SAÚDE
14 - SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NAS UNIDADES DE SAÚDE
15 - GESTÃO E ESTRATÉGIA DAS UNIDADES DE SAÚDE
16 - PROJECTO E ORGANIZAÇÃO DE UNIDADES DE SAÚDE
17 - MARKETING E COMUNICAÇÃO NOS SERVIÇOS DE SAÚDE
18 - NOVAS TECNOLOGIAS DA SAÚDE
19 - WORKSHOP INTERNACIONAL
Curriculum Vitae em modelo Europass (ver anexo);
Fotocópia do Certificado de Habilitações;
Preenchimento do boletim de candidatura (ver anexo);
Fotocópia do Bilhete de Identidade, cartão de contribuinte;
2 Fotografias tipo passe devidamente identificadas (não se aceitam em formato digitalizado);
Cheque ou numerário no valor da candidatura.
CESPU-Formação
Rua Central de Gandra, 1317
4585-116 Gandra - Paredes
Tel. 224 157 174/06
info@formacao.cespu.pt
www.cespu.pt
A Pós-Graduação em Gestão de Unidades de Saúde, tem como principal objectivo o desenvolvimento de competências de Gestão e é destinada a profissionais que desempenham funções de Gestão em Unidades de Saúde, publicas ou privadas, ou que identificam a Gestão como uma mais valia no seu projecto de desenvolvimento profissional.
Os participantes deverão desenvolver competências e capacidades para compreenderem os factos que intervêm na gestão de recursos, processos e comportamentos das organizações de saúde. Além disso, deverão incorporar no seu desenvolvimento, uma visão prospectiva, estratégica e de longo prazo das suas organizações, no contexto da evolução do sistema de Saúde.
As mudanças, operadas nos últimos anos, na área da saúde tem criado a necessidade de os profissionais se manterem particularmente atentos às implicações que tais alterações produzem no exercício da sua actividade. No presente já não basta ser um prof
O plano pedagógico desenvolve-se em aulas teóricas, e teórico-práticas e um Workshop Internacional na área do Risco Clínico.
Licenciados em Medicina, Enfermagem e outras áreas da Saúde, em Gestão Economia, Direito e todos os Profissionais que pretendam adquirir conhecimentos e exercer actividade na área da Gestão e Administração das Unidades de Saúde.
Análise curricular Académica e Profissional e ordem de inscrição.
25
272 Horas
25
O número de faltas não poderá exceder 25% da carga horária.
Aprovação nos dois testes escritos ao longo do Curso.
O Curso decorrerá de Janeiro a Novembro de 2010. As aulas decorrerão às sextas, das 18h00 às 22h00 e aos sábados, das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00 (Quinzenalmente).
PROVISÓRIO
15, 16, 29,30 de Janeiro de 2010
12, 20, 26 e 27 de Fevereiro de 2010
12, 13, 26, 27 de Março de 2010
10, 16, 17, 23, 30 de Abril de 2010
7, 14, 15, 28 e 29 de Maio de 2010
18, 19, 25, 26 de Junho de 2010
3, 9, 10, 23, 24, 30 de Julho de 2010
10, 11, 24, 25 de Setembro de 2010
9, 15, 16, 29, 30 de Outubro de 2010
5, 6, 19, 20, 26, 27 de Novembro de 2010
3, 4 de Dezembro de 2010
O Cronograma poderá sofrer alterações por parte da Coordenação Pedagógica, sendo comunicado atempadamente.
Médico Dentista. Professor Catedrático da Faculdade de Medicina Dentária da U. Porto. Presidente do Conselho de Administração no Hospital de S. Marcos – Braga (2002-2005); na Clínica Particular de Barcelos (2005-2012); no Hospital da Misericórdia de Paredes (2009-2011) e no Centro Hospitalar do Médico Ave – CHMA (2013-2016). Director Clínico da FMDUP. PósGraduação em Gestão da Qualidade e Auditoria em Saúde, pela CESPU. Curso de Formação Avançada em Gestão Hospitalar, pela PBS. Consultor na área da Gestão para a Saúde.
Candidatura
50 Euros
PROPINAS
2.900 Euros ou 10 prestações mensais de 290 Euros.
(Cheques pré-datados)
20% Desconto para Cooperantes e funcionários da CESPU.
10% Desconto para Ex-alunos da CESPU, e para Instituições Protocoladas.
5% Desconto a pronto pagamento.