Introdução

Vive em Portugal um vasto grupo de doentes que padecem de elevada dependência e de grande sofrimento associado. Os profissionais de saúde devem estar devidamente habilitados a prestar assistência humanizada e técnica, bem como cuidados de saúde adequados, por um empenho no bem-estar global do doente e da sua família.

Por esta razão queremos promover a causa dos Cuidados Continuados e Paliativos em Portugal, com uma abordagem integrada da saúde, contribuindo para a educação dos profissionais de saúde, e portanto à implementação dos objectivos da recentamente criada Rede de Cuidados Continuados Integrados. Pelo seu componente “cuidados paliativos” esta formação visa a contribuir a um melhoramento dos cuidados continuados já existentes.

Os Cuidados Paliativos correspondem a uma filosofia que se centra na pessoa doente e não só na doença, atravès do controlo de todos os sintomas físicos e psicológicos, e que aborda questões do âmbito emocional, existencial e espiritual que o doente, a sua família, os cuidadores e os profissionais encaram, recusando a ideia de que “já não há nada a fazer” sempre que o tratamento curativo falha os seus objectivos, e proporcionando a melhor qualidade de vida possível ao doente e à sua família.

Esta formação inovadora e equilibrada visa abranger também o bem estar do profissional de saúde, a todos os níveis-físico, psicológico e espiritual, para prevenir os riscos de burn out.

Data de realização do curso

09 de Março de 2007

Local(is) de realização

ISCSN_Gandra

Áreas de conhecimento

  • Enfermagem
  • Medicina
  • Psicologia

Estrutura curricular

I - VALORES E PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DOS CUIDADOS CONTINUADOS
Abordagem holística da saúde-o sofrimento global.

II - CONTROLO DA DOR E DE OUTROS SINTOMAS
Princípios gerais, fisiopatologia e avaliação da dor. Controlo dos sintomas por meios farmacológicos e não-farmacológicos. Intervenção em situações menos frequentes e/ou de alta complexidade. Sintomas específicos de doenças não-oncológicas. Tratamento de Feridas e Úlceras de Pressão. Nutrição. Dependência e reabilitação numa abordagem integrada. Controlo da dor e qualidade de vida.

III - PREPARAÇÃO PESSOAL DO PROFISSIONAL DE SAÚDE
Abordagem psicológica e existencial do trabalho com doentes em fim de vida.

IV - COMUNICAÇÃO E RELAÇÃO TERAPÊUTICA
Prática da Entrevista na perspectiva da Relação de Ajuda. A Abordagem Centrada na Pessoa. A conferência familiar Comunicação entre o doente, a família e os profissionais. Comunicação dentro da equipa interdisciplinar.

V - DIGNITY THERAPY
Modelo de trabalho com doentes depressivos. Morte, dignidade e qualidade nos cuidados terminais. Apresentado pelo autor do modelo Professor Harvey Chochinov (University of Manitoba, Canadá).

VI - ÉTICA APLICADA AOS CUIDADOS CONTINUADOS
Princípios gerais. Questões éticas associadas ao trabalho com doentes em fim de vida. Princípios de beneficência e de não maleficiência. Testamento vital, consentimento informado, eutanásia, suicídio assistido.

V - PSICOGERONTOLOGIA E PRESTAÇÃO DE CUIDADOS NA TERCEIRA IDADE

VI - ASSISTÊNCIA SOCIAL
Apoio social ao doente e à família.

VII - ABORDAGEM ESPIRITUAL DA DOENÇA, DO SOFRIMENTO, DA AGONIA E DA MORTE
A transformação da dor. Acompanhamento espiritual e religioso. Apoio na agonia.

VIII - PERDAS E LUTO
Acompanhamento do doente e da família nas várias etapas do processo da doença e morte. A “Conspiração do Silêncio”. A criança perante a doença e a morte.

IX - TRABALHO DE EQUIPA INTERDISCIPLINAR
Organização, coordenação e funcionamento

X - APLICAÇÕES TERAPÊUTICAS
Casos clínicos. Painel representativo de uma equipa multidisciplinar.
Grupos de Encontro
Estágio

Documentação necessária de candidatura

Comprovativo de Licenciatura;
Curriculum Vitae;
Preenchimento do boletim de inscrição;
Fotocopia do Bilhete de Identidade e do cartão de contribuinte;
1 Fotografia;
Cheque no valor de inscrição;

Informação e contactos

CESPU-Formação, SA
Rua Central de Gandra, 1317
4585-116 Gandra - Paredes
Tel. 224 157 174/06
info@formacao.cespu.pt
www.cespu.pt

Local(is) de formação do curso

Campus Universitário de Gandra - Paredes
Campus Universitário de Gandra - Paredes
R. Central de Gandra, 1317
4585-116 GANDRA PRD - PORTUGAL

Entidades parceiras

Coordenação científica

Coordenação pedagógica

Objetivos

Pretende-se que, no final do curso, o formando seja capaz de:
-Demonstrar os conhecimentos indispensáveis nas áreas do controlo sintomático, da comunicação com o doente e a família, e no trabalho em equipa, num contexto de prestação de cuidados continuados e paliativos, segundo os valores e princípios dos cuidados paliativos holísticos;
-Demonstrar competências na implementação de um plano assistencial de qualidade em conformidade com a filosofia dos cuidados paliativos à pessoa com doença grave e intenso sofrimento e/ou com doença crónica, avançada e progressiva, bem como ao seu grupo social de pertença, maximizando a sua qualidade de vida e diminuindo o sofrimento, sempre em colaboração com a restante equipa interdisciplinar;
-Demonstrar aptidões de reflexão ética e crítica na análise de assuntos complexos inerentes à prática dos cuidados continuados e paliativos;
Compreender e transformar a sua postura pessoal perante a doença, o sofrimento e a morte, de maneira a prevenir o risco pessoal de vir a sofrer de burnout.
-Melhorar o seu auto-cuidado a fim de encarar a sua vida privada e profissional de forma mais efícaz e mais serena.

Resumo

Vive em Portugal um vasto grupo de doentes que padecem de elevada dependência e de grande sofrimento associado. Os profissionais de saúde devem estar devidamente habilitados a prestar assistência humanizada e técnica, bem como cuidados de saúde adequ

Destinatários

Licenciados em Psicologia, Medicina, Enfermagem, Assistência Social, Sociologia, Animação Sócio-cultural e outras áreas das Ciências da Saúde.

Candidatura e selecção

Ordem de Inscrição e análise curricular.

Nº de vagas para o curso

30

Carga horária

204 Horas

Critérios de aprovação

O número de faltas não poderá exceder 10% da carga horária.

Duração e regime

As aulas decorrerão à sexta-feira, das 18h00 às 22h00, e ao sábado, das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00, de 15 em 15 dias.
O curso realiza-se de Março a Novembro de 2007.

Cronograma

9 e 10 Março 2007
23 e 24 Março 2007
13 e 14 Abril 2007
27 e 28 Abril 2007
11 e 12 Maio 2007
25 e 26 de Maio 2007
31 de Maio, 1 e 2 de Junho 2007
29 e 30 de Junho 2007
6 e 7 de Julho 2007
14 e 15 de Setembro 2007
28 e 29 de Setembro 2007
19 e 20 de Outubro 2007
26 e 27 de Outubro 2007
9 e 10 de Novembro 2007
16 e 17 de Novembro 2007
23 e 24 de Novembro 2007

Corpo docente

Maria Emília Areias, Profa. Doutora
Professora Associada do ISCS-N. Directora do Departamento de Psicologia. Coordenadora do Curso de Psicologia Clínica.
Helena-hermine Aitken, Dra.
Psicoterapeuta, Vice-Presidente, formadora e directora de formação da AMARA. Pós-graduada em Holistic Health Counselling, especializada no acompanhamento de doentes em fim de vida. Formadora em Cuidados Paliativos desde 1990, segundo o modelo de Marie de Hennezel.
Harvey Chochinov, Prof. Doutor
Professor of Psychiatry, Canada Research Chair in Palliative Care Director, University of Manitoba.
Ferraz Gonçalves, Prof. Doutor

Médico especialista em Medicina Interna e em Oncologia Médica. Chefe do Serviço de Cuidados Paliativos do IPO-Porto. Fundador da primeira unidade de cuidados paliativos em Portugal. Fundador da Associação nacional dos Cuidados Paliativos. Membro do Research Steering Commitee da Associação Europeia de Cuidados Paliativos.

José Soriano, Prof. Doutor
Licenciado e Doutorado em Psicologia. Docente e Investigador na Faculdade de Psicologia da Universidade de Valência.
Alexandra Correia, Dra.
Psicóloga Clínica da Associação Acreditar-Associação de Pais e Amigos das Crianças com Cancro.
José Carlos Magalhães, Enf.
Especialista em Reabilitação. Pós-graduado e mestrando em Cuidados Paliativos. Professor Assistente da Escola Superior de Enfermagem Calouste Gulbenkian-Lisboa.
Gemma Hernandez Diaz, Enfa.

Enfermeira no Hospital Los Montalvos, Salamanca, na Unidad del Dolor e Cuidados Paliativos. Enfermeira especialista em Cuidados Naturales. Presidente da Sociedad Cientifica de Enfermería Naturista e Holística de Salud.

Martin Boyero San Blas, Enf.

Enfermeiro no Hospital Los Montalvos, Salamanca, na Unidad del Dolor e Cuidados Palitivos. Especialista em Cuidados Paliativos.

Cátia Ferreira, Enfa.
Responsável do Serviço de Assistência Domiciliária-Unidade de Cuidados Continuados e Paliativos do IPO-Porto.
Manuela Leite, Profa. Doutora
Doutorada em Psicologia, na área da Prestação de Cuidados. Professora Auxiliar no curso de Psicologia e Saúde do ISCS-N. Pós-graduada em Psicogerontologia. Coordenadora do Mestrado em Psicogerontologia do ISCSN.
Joana Soares, Mestre
Licenciada em Psicologia Clínica e Mestre em Psicologia Clínica pela Universidade do Minho. Docente do Curso de Psicologia e Saúde e Mestrado em Psicologia Clínica e Saúde do ISCS-N.
Miguel Ricou, Dr.
Psicólogo Clínico. Mestrado em Bioética na FM-UP. Membro da Associação Portuguesa de Bioética. Membro da Comissão de Ética para a Saúde do Centro de Saúde S. João e do Centro Regional de Alcoologia do Norte. É assistente do Serviço de Bioética e Ética Médica da FM-UP e é coordenador da Unidade de Ética e Psicologia deste serviço. Docente do Mestrado em Bioética da FM-UP e da licenciatura em Educação Social (Univ. Portuc.).
Samuel Antunes, Dr.
Psicólogo e Psicoterapeuta. Vice-presidente e formador da Sociedade Portuguesa de Psicoterapia Centrada no Cliente. Docente do curso de Psicologia Clínica do ISCS-N.
Eduardo Carqueja, Dr.
Psicólogo na equipa de consultadoria em Cuidados Paliativos no Hospital de São João do Porto.
Carol Costeloe, Dra.
Psicóloga e formadora de AMARA. Pós-graduação em Relação de Ajuda (Abordagem Centrada na Pessoa) e especializada no acompanhamento de doentes em fim de vida.
Esperança Silva, Dra.
Assistente Social. Responsável do Serviço Social do IPO-Porto
Tsering Paldron, Dra.
Monja budista e presidente fundadora da AMARA. Formadora e escritora.

Emolumentos

INSCRIÇÃO
200 Euros
(Reembolsado no caso de não seleccionado)
PROPINAS (IVA INCLUIDO)
Cooperantes da CESPU,crl
2.700Euros ou 10 prestações mensais de 270Euros
Não Cooperantes da CESPU,crl
2.900Eurosou 10 prestações mensais de 290Euros