Introdução

O transporte inter-hospitalar e intra-hospitalar de doentes críticos coloca o doente em risco de eventos adversos e aumento da morbilidade e mortalidade. A minimização do risco pode ser alcançada através da formação dos profissionais de saúde que os acompanham, assim como, a revisão de incidentes críticos recorrentes com estratégias direcionadas para reduzi-los.

 Este curso dinâmico dará aos participantes a confiança e o conhecimento para preparar e transferir doentes numa variedade de situações que vão desde transportes primários, secundários ou mesmo intra-hospitalares. O curso usará uma ampla variedade de estratégias de ensino que vão desde palestras teóricas, estações práticas e casos clínicos.

 O curso fornece o treino e as competências necessárias para um transporte de doentes críticos, baseado em guidelines nacionais e internacionais atualizadas. Este curso intensivo de um dia proporcionará ao pessoal médico e não médico as habilidades e os conhecimentos necessários para tornar a transferência de doentes críticos o mais segura e eficiente possível, melhorando os resultados e o conforto para o doente e equipa.

 É espectável que, no final do curso, os profissionais de saúde adquiram conhecimentos fundamentais, que lhes permitam ter uma conduta preventiva e uniforme de atuação perante situações de transporte de doente críticos.

Data de realização do curso

5 de maio de 2018

Áreas de conhecimento

  • Enfermagem
  • Medicina

Estrutura curricular

  • Legislação sobre o transporte de doentes
  • Fases do transporte do doente crítico
  • Tipos de transporte
  • Meios de transporte
  • Formação e profissionais que acompanham o transporte
  • Complicações do transporte
  • Auditoria e controlo de qualidade
  • Casos clínicos
  • Estações práticas 

Documentação necessária de candidatura

Ficha de candidatura;

Curriculum Vitae;

Fotocópia do Certificado de Habilitações; 

Fotocópia do Cartão de Cidadão (opcional); 

Comprovativo de transferência para o IBAN PT 50 0033.0000.00048634338.29, no valor da candidatura.

Preenchimento do boletim de candidatura online: https://inscricoes.cespu.pt/formacao;

Informação e contactos

CESPU - Formação
Rua Central de Gandra, 1317
4585-116 Gandra - Paredes
Tel. 224 157 174/06
info@formacao.cespu.pt
www.cespu.pt

Local(is) de formação do curso

Campus Universitário de Gandra - Paredes
Campus Universitário de Gandra - Paredes
R. Central de Gandra, 1317
4585-116 GANDRA PRD - PORTUGAL

Coordenação científica

Coordenação pedagógica

Objetivos

O Curso tem por objetivo geral fornecer conhecimentos teórico-práticos, baseados em Guidelines, que reforçam e uniformizem a formação de médicos e enfermeiros. O curso baseia-se no transporte de doentes em estado crítico, na organização e formação de equipas dedicadas ao transporte e a implementação de programas de acompanhamento e auditoria do transporte do doente crítico.

Resumo

O Curso tem por objetivo geral fornecer conhecimentos teórico-práticos, baseados em Guidelines, que reforçam e uniformizem a formação de médicos e enfermeiros. O curso baseia-se no transporte de doentes em estado crítico, na organização e formação de equipas dedicadas ao transporte e a implementação de programas de acompanhamento e auditoria do transporte do doente crítico.

Metodologia

O curso desenvolve-se em aulas teórico-práticas. Utiliza-se fundamentalmente o método activo com recurso à técnica de resolução de estações práticas e casos clínicos.
Os formandos serão divididos em grupos que evoluirão pelas estações práticas em crescente de diferenciação clínica.
Cada formando deverá apresentar-se com roupa leve e prática. O ratio formador/formando é de 1:6.
O curso terminará com avaliação teórica e avaliação prática de casos clínicos.

Destinatários

  • Médicos e alunos de Medicina, Enfermeiros e alunos de Enfermagem 

Candidatura e selecção

Inscrições até 12/04/2018

Ordem de inscrição.

Nº de vagas para o curso

18

Carga horária

8 horas

9h às 13h e das 14h às 18h

Critérios de aprovação

Para obter aprovação no curso, a assiduidade é obrigatória e cada formando deverá obter 70% de aptidão no diagnóstico de competências teóricas e 100% no diagnóstico de competências práticas, com possibilidade de uma única repetição.

Cronograma

5 de maio de 2018

Corpo docente

Mauro Alexandre Pereira, Dr.

Mestrado Integrado em Medicina, médico especialista em Anestesiologia no Hospital de Braga, Médico da Viatura Médica de Emergência e Reanimação do Hospital de Braga e da equipa de Emergência Interna e Sala de Emergência do Hospital de Braga – desde Maio de 2015. Colaborador da Unidade de Cuidados Intensivos Polivalentes do Hospital. coordenador e formador do Curso de Transporte do Doente Critico, formador do curso International Trauma Life Support (ITLS) da CESPU formação entre outros. 

Hugo Sousa, Enf.

Licenciado em Enfermagem, Especialista e Mestre em Enfermagem Médico-Cirúrgica. Enfermeiro Coordenador Hospitalar de Doação e Transplanteção de Órgãos do Hospital de Braga. Formador dos cursos de Ventilação Mecânica Invasiva para Enfermeiros e Monitorização do Doente Crítico ITLS - International Trauma LIfe Supporte e Coordenador e formador do programa de Suporte Básico de Vida e Desfibrilação Automática Externa da CESPU formação. 

Fernando Gonçalves Fernandes, Enf.

Licenciatura em Enfermagem. Enfermeiro no Serviço de Urgência Geral e VMER do Hospital de Braga; Instrutor Internacional dos cursos: First Aid, CPR e AED, Firs Responder, GEMS, PEPP, AMLS, ITLS, Gestão de Crise e Incident Comand System (ICS); Instrutor Nacional dos cursos: SBV e DAE, AAPCR e CETC.