Introdução

O exercício da profissão na área da saúde, obriga-nos a desempenhar as nossas funções, tendo em conta a informação clínica, intervindo muitas vezes na conceção, programação, planeamento, realização e avaliação de exames na área da radiologia, com vista ao tratamento do doente.
A coordenação do curso de radiologia do ESSVA decidiu implementar, um conjunto de iniciativas que proporcionarão aos profissionais de saúde, uma formação complementar em áreas de interesse e especificidade avançada. A elaboração deste currículo pretende cimentar e fomentar o aumento de competências em Ultrassonografia, que proporcionem um desempenho profissional autónomo, eficaz, eficiente e responsável nesta área de diagnóstico. Auscultando o mercado de trabalho, nacional e internacional, nomeadamente nos países do norte da Europa e Espanha facilmente se depreende que existe uma concreta necessidade de formação no que à Ultrassonografia diz respeito, tendo em conta a possibilidade de emprego ao nível Europeu.
A formação inicial (atual e especialmente anterior à reestruturação dos cursos tendo em conta o Tratado de Bolonha) de muitos profissionais de saúde, apesar de essencial, não os capacita totalmente para o desempenho autónomo, responsável e competente na área da Ultrassonografia. É nesta constatação que assenta a necessidade de uma formação mais específica nesta área do saber. A necessidade de aprofundamento, evolução e melhoria das competências e conhecimentos científicos nestas áreas, a formação ao longo da vida, pós graduada, sustentada e defendida pelo Tratado de Bolonha, entidades nacionais e internacionais que representam as nossas profissões sustentam e justificam estas formações.

Estrutura curricular

A física e a instrumentação do ultrassom utilizado no diagnóstico médico moderno; Propriedades do ultrassom, propagação, atenuação, reflexão, refração e dispersão no tecido do corpo humano; Tipos de transdutores existentes de acordo com a respetiva frequência. O aparelho de Ultrassonografia, seus componentes, características, funcionalidades, princípios físicos, controlo e processamento de imagem; A técnica Dopller, a imagem com cor, imagens de fluxo, a hemodinâmica.

Tipos de imagens em Ultrassonografia: Hipoecogénicas, ecogénicas, hiperecogénicas e anecogénicas; Recentes avanços em transdutores e tecnologia de imagem;

Controlo de qualidade e ajustes de imagem; Conceito de resolução axial e longitudinal e conceito de foco. Principais artefatos em Ultrassonografia e técnicas para os minimizar/eliminar; Os conceitos básicos da anatomia normal, função, técnica de Ultrassonografia e respetivos protocolos ecográficos.

Técnicas de "botonologia ecográfica": Freeze" de imagens, gravar imagens, executar medições e executar ajustes de processamento de imagens ecográficas.

 

Descrição dos conceitos básicos da anatomia normal, função, técnica de Ultrassonografia, e aparência da região abdominal e pélvica e respetivos protocolos ecográficos.

Identificação das características de fluxo normal e anormal, utilizando o doppler cor.

Descrição da anatomia normal e variantes, função, técnica de Ultrassonografia, e aparência ultrassonográfica normal do fígado e vias biliares; Adquirir conhecimento de técnicas de mobilização dos utentes e respetivas manobras posturais com vista a facilitar a visualização das diferentes estruturas.

Descrição dos conceitos básicos da anatomia normal, função, técnica de Ultrassonografia, e a aparência do pâncreas; Descrição dos conceitos básicos da anatomia normal e função, técnica de Ultrassonografia e normal aparência ultrassonográficas dos rins e do trato urinário inferior; Descrição dos conceitos básicos da anatomia normal, função, técnica de Ultrassonografia e a aparência do baço; Descrição dos conceitos básicos da anatomia normal, função, técnica de Ultrassonografia e aspeto ultrassonográfico dos grandes vasos abdominais.

Distinguir vasos supra-hepáticos e portais, no parênquima hepático.

Descrição dos conceitos básicos da anatomia normal, função, técnica de Ultrassonografia e aparência da parede abdominal e pélvica, diafragma e cavidades virtuais abdominais; Descrição dos conceitos básicos da anatomia normal, função e aparência ultrassonográfico da próstata e útero/ovários.

Os conceitos básicos da Patologia Abdominal e pélvica dentro do contexto de urgência

O protocolo e- FAST (Extended - Focused Assessment with Sonography in Trauma);

Estudo toraco-abdominal, presença de líquido livre intra-peritoneal, Derrame pericárdico e hemotórax;

Trauma com fraturas dos órgãos abdominais e hemorragia interna associada;

O abdómen agudo;

Líquido no fundo de saco Douglas;

Localização e valorização dos derrames pleurais

Deteção, avaliação e controlo de pneumotórax em decúbito e respetiva aparência ecográfica;

Utilização do protocolo E-FAST para avaliação do doente politraumatizado, hipotenso e instável.

Documentação necessária de candidatura

Curriculum Vitae em modelo Europass (Consulte os documentos de suporte);
Fotocópia do Certificado de Habilitações;
Preenchimento do boletim de candidatura (Consulte os documentos de suporte);
Fotocópia do Bilhete de Identidade, Cartão de Contribuinte ou do Cartão de Cidadão;
Cheque ou comprovativo de transferência para o IBAN PT50 0033.0000.00048634338.29, no valor da candidatura.

Informação e contactos

CESPU - Formação
Rua Central de Gandra, 1317
4585-116 Gandra - Paredes
Tel. 224 157 174/06
info@formacao.cespu.pt
www.cespu.pt

Local(is) de formação do curso

Campus Académico de Vila Nova de Famalicão
Campus Académico de Vila Nova de Famalicão
R. José António Vidal,81
4760-409 Vila Nova de Famalicão - PORTUGAL

Entidades parceiras

Coordenação científica

Coordenação pedagógica

Objetivos

Proporcionar aos alunos a aquisição de um conjunto de conhecimentos teórico e práticos, básicos, na área Ultrassonografia abdominal e pélvica e em protocolos ecográficos de emergência médica; Fornecer competências básicas aos alunos para que sejam capazes de executar e avaliar exames da área da Ultrassonografia abdominal e pélvica, bom como os respetivos protocolos de emergência médica. Pretende-se que os alunos deem início, aumentem e alarguem o conhecimento relativo a esta área de diagnóstico;

Preparar os alunos para a concepção, planeamento, organização, execução e avaliação de exames do foro da Ultrassonografia abdominal e pélvica básica e emergência médica; Evidenciar conhecimentos de anatomia topográfica normal, correlacionando com a anatomia de aspecto ecográfico; Identificar os processos patológicos e os parâmetros fisiológicos, as manifestações desses, tendo em conta a avaliação por Ultrassonografia; Proporcionar aos alunos aptidões básicas para a aplicação e análise dos resultados dos protocolos utilizados em Ultrassonografia abdominal e pélvica e emergência médica;

Proporcionar aos alunos aptidões básicas e estruturais para a aplicação de diferentes métodos e técnicas, no âmbito da Ultrassonografia abdominal, pélvica e emergência médica, com vista à obtenção de diagnóstico por imagem; Proporcionar aos alunos aptidões para a conceção, planeamento, organização e concretização de um plano de intervenção adequado às necessidades individuais de cada doente, tendo em conta a informação clínica, o estado do paciente e o objetivo final da realização do exame, bem como aptidão para análise da implementação desse plano e introdução de alterações sempre que necessário; Dotar os alunos de uma experiência intelectualmente estimulante que lhes permita desenvolver competências, capacidades e atitudes a exercer em diferentes contextos profissionais, quer em contexto hospitalar, como pré-hospitalar; Desenvolver competências de trabalho sistemático e rigoroso, com sentido crítico; Pretende-se capacitar e fornecer ferramentas necessárias aos alunos, tendo em conta a tomada de decisões na compra e melhoria dos equipamentos de Ultrassonografia; Investir na formação ao longo da vida, obtendo formação e aptidões que demonstrem ser essenciais à sua atividade profissional; Comportar-se de acordo com códigos de conduta profissional.

Metodologia

As estratégias de avaliação deverão ser diversificadas, adaptando-se às características específicas de cada unidade/módulo curricular e tendo como principal objetivo proporcionar ao estudante oportunidades de aprendizagem nas quais ele seja o sujeito efetivo dessa aprendizagem. Sugere-se, no entanto, que em cada unidade/módulo curricular não sejam aplicadas mais que duas tipologias distintas, neste caso, a avaliação terá duas componentes, uma prática (80%) e uma teórica online no campus de ultrassonografia (20%). O diploma de formação avançada em Ultrassonografia Abdominal e Pélvica (Iniciação) e E-FAST só será emitido aos alunos que obtiverem aprovação ao Módulo curricular.

Destinatários

Profissionais de Saúde

Candidatura e selecção

Inscrições até 20/10/2017

Ordem de inscrição.

Nº de vagas para o curso

25

Carga horária

11 horas contato

27 horas  E-Learning

Unidades de crédito do curso

3,5

Critérios de aprovação

A avaliação terá duas componentes, uma prática (80%) e uma teórica online no campus de ultrassonografia (20%). O diploma de formação avançada em Ultrassonografia Abdominal e Pélvica (Iniciação) e E-FAST só será emitido aos alunos que obtiverem aprovação ao Módulo curricular.

Cronograma

11 de novembro de 2017

8h30 às 12h30 e das 13h30 às 20h30    

Corpo docente

Armindo Renato Sousa, Dr.

Bacharel em Radiologia pela Escola Superior de Tecnologias da Saúde do Porto; Licenciado em Radiologia Escola Superior de Tecnologias da Saúde do Porto; Pós-Graduado em Gestão de Unidades de Saúde pela CESPU, Professor Especialista em Radiologia pela CESPU; Coordenador do Curso de Radiologia da ESSVA-CESPU; Coordenador do serviço de Radiologia do Centro Hospitalar do Médio Ave. Docente Ensino Superior.

 

Lídio Silva, Eng.

Mestre em Engenharia de Computação e Instrumentação Médica. Bacharel em Engenharia Electrotécnica. Docente da Unidade Curricular de Equipamentos em Imagiologia e de Tomografia Computorizada e Ressonância Magnética da CESPU. Ex. Responsável Técnico de Produto para Portugal para Tomografia Computorizada e Imagem Molecular na General Electric Healthcare.

Manuel Duarte Lobo, Mestre

Docente de Ensino Superior tendo leccionado na Escola Superior de Saúde Cruz Vermelha Portuguesa - Lisboa.

Participante do Skills Course in Musculoskeletal Ultrasound do Royal College of Radiologists – Oxford.

Curso de Aperfeiçoamento em Ecografia Músculo-esquelética em Atenção Primária e Urgências e Curso de iniciação em Ecografia Abdominal FAST e Pleuro Pulmonar.

Membro e formador do Grupo de Trabajo en Ultrassonografia desde 2011; Semergen, diretor Norte Portugal.

Marcus Vinicius Cocentino Fernandes, Dr.

Medico prestador de serviços em diversas instituições privadas na área do Radiodiagnóstico, nomeadamente: CMP-Centro Médico da Praça, Clínica do  Marco - Arrifana de Sousa, HSCM- Arouca e HSCM-Resende.

Ex-docente  colaborador da UFF- NITEROI -RJ e do IPGM Carlos Chagas - RJ de Radiodiagnóstico. full-member da ESR e da SPRMN desde 2006.

Nabor Diaz Rodriguez, Dr.
Licenciado em medicina na Universidade Santiago de Compostela. Médico assistente de seção de ecografia musculo-esquelética do departamento de radiologia do hospital Henry Ford, Detroit EUA 1994-1995. Membro do comité organizador do I ao VII curso internacional de ecografia musculo-esquelética de 1995-2000. Coordenador nacional do grupo de trabalho em ecografia Semergen.