Sobre o programa/ciclo de estudos

A especialização e a complementaridade de estudos na área da Podologia, nomeadamente nos cuidados primários, paliativos, corretivos e compensatórios do pé da criança, são imprescindíveis para que os profissionais de Podologia que exercem em contexto multidisciplinar no tratamento destas patologias, possam reunir maior capacidade de intervenção em benefício do utente e da Saúde Pública. A Podiatria Infantil é uma especialidade da Podologia, que inclui o diagnóstico e o tratamento do pé infantil e anomalias do caminhar. Esta especialidade envolve as atuais patologias do pé infantil e previne o aparecimento de problemas futuros.

O Mestrado em Podiatria Infantil (120 ECTS) - cujo plano de estudos foi publicado na II série do Diário da República, nº 161, de 21 de agosto de 2012 com o Aviso n.º 11176/2012, pretende fornecer aos profissionais da Saúde em exercício, ou licenciados que pretendam exercer a sua atividade na área da Saúde, uma preparação específica, teórica e prática, que complemente a sua formação de base, permitindo uma atualização em áreas básicas da Podologia, em especial os aspetos relacionados com a criança. Pretende-se ainda colmatar uma lacuna existente nas reais necessidades dos saberes dos profissionais, assim como a especialização profissional que complementará as competências técnicas aos novos conceitos e metodologias de trabalho em benefício do desenvolvimento das Ciências da Podologia.

As evoluções mais recentes ao nível do sistema de saúde, em geral, e de toda a atividade relacionada com a Podologia, em particular, reforçam a atualidade deste curso.

Nesta perspetiva pretende-se que o presente Mestrado, adequado a Bolonha, contribua para uma prática profissional de excelência e seja um motivo de inovação, qualidade e rigor, características que são apanágio da Instituição.

Nível de qualificação

Ensino Superior Politécnico_Mestrado_2º ciclo de estudos conducente ao grau de mestre_ Nível 5 ISCED

Requisitos de acesso

Podem candidatar-se ao ingresso no 2º ciclo de estudos conducentes ao grau de mestre: a) Os titulares de grau de licenciado em Podologia; b) Os titulares de um grau académico superior estrangeiro, na área científica de Podologia, que seja reconhecido como satisfazendo os objectivos do grau de licenciado pelo órgão científico estatutariamente competente do estabelecimento de ensino superior onde pretendem ser admitidos; c) Os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo órgão científico estatutariamente competente do estabelecimento de ensino superior onde pretendem ser admitidos.

Tipo de reconhecimento

Curso acreditado pela A3ES em 26-07-2012 (CEF); Ensino Superior Politécnico - 2º ciclo de estudos conducente ao grau de mestre

Língua de aprendizagem

Português

Escola

Escola Superior de Saúde do Vale do Ave - Vila Nova de Famalicão

Duracao (*)

2/A

Duração oficial

2 anos - 4 semestres - 120 ECTS

Regime (**)

D

Regime de estudo

Tempo integral

Legislação

Aviso n.º 9638/2016 de 3 de agosto

Áreas científicas preponderantes

Designação Nº Créditos
Obrigatórios
Nº Créditos
Opcionais
Ciências da Podologia 96 0
Medicina 24 0

(*) A = Ano(s), S = Semestre(s)

(**) D = Diurno, N = Noturno

Plano de estudos do programa

1º ano

Unidade curricular Área científica Regimea) Horasb) ECTS Obs.c)
      T TP PL P OT TC E S O  
Biomecânica e Ortopodiatria Infantil Ciências da Podologia A - 45 - - - - - 45 - 12
Dermatologia Infantil Ciências da Podologia A - 45 - - - - - 45 - 12
Dor na Criança Medicina A 60 - - - - - - - - 10
Fundamentos Pediátricos Medicina A - 45 - - - - - 45 - 14
Ortopedia Infantil Ciências da Podologia A - 45 - - - - - 45 - 12

2º ano

Unidade curricular Área científica Regimea) Horasb) ECTS Obs.c)
      T TP PL P OT TC E S O  
Estágio Profissionalizante Ciências da Podologia A - - - - 60 - 630 30 - 60

Legenda a)

A: Anual; S: Semestral

Legenda b)

T: Teóricas; TP: Teórico-práticas; P: Práticas; PL: Práticas-laboratoriais; S: Seminário; E: Estágio; OT: Orientação tutória; O: Outras

Legenda c)

o) Opcional