O Ensino Superior na CESPU, caracteriza-se essencialmente pela sua elevada qualidade e pelo seu rigor e nível de exigência. Efetivamente, a CESPU  tem implementado um projeto educativo inovador, com metodologias de ensino baseadas em PBL (Problem Based Learning) e em ABL (Article Based Learning), para que os seus alunos usufruam da melhor formação possível.

Além disso, a CESPU, CRL, preocupa-se particularmente com a formação prática em contexto real de trabalho dos seus alunos, permitindo-lhes desde cedo, um contacto direto com o ambiente hospitalar e com a realidade que um dia terão que enfrentar na sua prática profissional. Essa preocupação, está bem patente no crescente número de unidades de saúde, próprias e em parceria, de que atualmente a instituição dispõe. Por outro lado, no que toca a empregabilidade, as unidades de saúde que integram o Grupo CESPU dão naturalmente preferência aos licenciados nos estabelecimentos de ensino tutelados pela CESPU, CRL, o que necessariamente se traduz numa melhoria da sua empregabilidade.

Por outro lado, os estabelecimentos de ensino tutelados pela CESPU, CRL, usufruem de um ambiente académico agradável e acolhedor, propicio não só ao seu desenvolvimento profissional mas também ao seu desenvolvimento pessoal e social. Efetivamente, a CESPU, CRL, preocupa-se não só com a formação académica dos seus alunos mas com também com o seu crescimento e percurso, enquanto pessoas e profissionais de saúde que se pretende virem a ser de excelência.

Os estabelecimentos de ensino tutelados pela CESPU, CRL, estão atualmente distribuídos por dois Campus, nas cidades de Gandra (IUCS e ESSVS) e de Vila Nova de Famalicão (ESSVA), dispondo de excelentes instalações para o ensino superior nas áreas da saúde.

 

Campus Universitário de Gandra

O Campus Universitário de Gandra, onde se localizam o Instituto Universitário de Ciências da Saúde (IUCS) e a Escola Superior de Saúde do Vale do Sousa (ESSVS), localiza-se na Cidade de Gandra, a cerca de 18 km do Porto, junto do nó da Autoestrada nº4 (A4) com a Estrada Nacional nº (EN 15) (saida Campo, Lordelo, Rebordosa). O percurso entre a Cidade do Porto e o Campus, cumpre-se em cerca de 15 min, se utlizar a A4, ou cerca de 20 min se optar por utilizar a EN 15.

Campus Gandra

No caso de optar pela deslocação em transportes públicos, poderá recorrer a um dos vários autocarros rápidos com saída do Porto, que cumprem o trajeto em cerca de 30 min, localizando-se a paragem dos referidos autocarros, a cerca de 50 m da entrada do Campus.

O Campus Universitário de Gandra é constituído por um conjunto de 4 edifícios, por onde se distribuem os espaços letivos, de investigação, de lazer e estudo para os alunos e de prestação de serviços à comunidade. O Campus dispõe de uma vasta área de estacionamento para alunos e colaboradores da instituição e de um conjunto de espaços ajardinados, que compõem um espaço agradável e confortável para os seus utilizadores.
No interior do Campus, os alunos poderão encontrar um variado conjunto de serviços de que necessitem, nomeadamente biblioteca, reprografia, restaurante, bar, acesso a internet fixa e através de Wi-fi, entre outros serviços que lhes serão disponibilizados. Além disso, a Cidade de Gandra, onde se insere o campus académico, dispõe atualmente de todas as comodidades e serviços de que possam necessitar os seus residentes, nomeadamente farmácia, centro de saúde, restaurantes, correios, bancos, entre outros serviços e comodidades, tornando Gandra numa localização atrativa e extremamente aprazível para habitar.

A Cidade dispõe ainda de uma ampla oferta de alojamentos para arrendamento ou compra na zona envolvente do campus uniersitário, pelo que se torna habitualmente fácil para o aluno encontrar uma habitação que corresponda as suas necessidades.

Campus Académico de Vila Nova de Famalicão

A Escola Superior de Saúde do Vale do Ave (ESSVA) situa-se na rua José António Vidal no centro da Cidade de Vila Nova de Famalicão. Esta sedeada num edifício moderno e especificamente construído para o ensino das ciências e tecnologias da saúde, onde para além dos espaços de ensino e de investigação, o aluno pode encontrar todos os serviços de que possa necessitar para a atividade letiva do dia a dia, nomeadamente biblioteca, salas de estudo, espaço internet fixa, internet sem fios, caixa ATM, papelaria/reprografia, restaurante, espaços de lazer, entre outros serviços que lhe serão disponibilizados.

Campus Va

A Escola localiza-se a cerca de 200 m da central de transportes da Cidade, central essa, que é servida por um conjunto alargado de autocarros rápidos provenientes de todas as cidades do Norte do País.

De facto, a Cidade de Vila Nova de Famalicão encontra-se privilegiada pela sua excelente situação geográfica, localizando-se no centro de uma encruzilhada de vias de comunicação, que a colocam a uma distância máxima de 20 mins. dos principais centros urbanos do Norte do País, nomeadamente das cidades do Porto, Braga, Maia, Guimarães, Barcelos, Póvoa do Varzim e Vila do Conde, entre outras. Além disso, a cidade é servida por uma estação de comboios que permite ligações rápidas às cidades do Porto, Braga, Barcelos e Viana do Castelo.