O Departamento de Apoio ao Estudante, é um departamento transversal que apoia o estudante desde a sua candidatura até á inserção na vida ativa. Pretende contribuir para a integração dos alunos na vida académica, de forma a assegurar que os estudantes possam conhecer todos os serviços e meios ao seu dispor, bem como a sua forma de funcionamento.

Este Departamento tem assim como objetivo fundamental, o apoio geral ao estudante, especialmente o apoio psicológico e aconselhamento, esclarecimento e apoio na candidatura á bolsa de estudo e na inserção na vida ativa.

Contactos do Gabinete Apoio ao Aluno

Campus Universitário de Gandra
Rua Central de Gandra, 1317
4585-116 Gandra PRD
Portugal
Tel: +351 224 157 171 | Fax: +351 224 157 173

Campus Académico de Famalicão
Rua José António Vidal, 81
4760-409 Vila Nova de Famalicão
Portugal
Tel: +351 252 303 600 | Fax: +351 252 303 694

Bolsas de Estudo do Ministério da Ciência e Ensino Superior

As Bolsas de Estudo do Fundo de Acão Social (FAS) do Ministério da Ciência e Ensino Superior, destinam-se a apoiar alunos economicamente carenciados que se encontram matriculados em estabelecimentos de Ensino Superior. A bolsa de estudo traduz-se numa prestação pecuniária, de valor variável, para comparticipação nos encargos relativos a frequência de um curso de ensino superior e que visa contribuir para custear, entre outras, as despesas de alojamento, alimentação, transporte, material escolar e propina.

Ainda no âmbito da Acão Social Escolar, a CESPU, CRL, aderiu em 2005, ao "Projecto Piloto" do FAS. Este projeto tem como objetivo fundamental, envolver as instituições de ensino superior particular e cooperativo no processo de atribuição de bolsas estatais, promovendo para tal a criação de estruturas de Acão Social nos estabelecimentos de ensino aderentes ao projeto. Assim, atualmente, todo o processo de concurso a bolsas do FAS por parte dos alunos da CESPU, CRL, é realizado internamente junto da estrutura que a instituição criou especificamente para este fim. A CESPU, de forma a prestar um melhor serviço aos seus alunos, aderiu ao projeto, permitindo uma maior equidade e justiça social na atribuição das bolsas de estudo no seio da sua comunidade estudantil.

Apoio psicológico

O Serviço de Apoio Psicológico da CESPU,  tem como missão apoiar psicologicamente os estudantes de graduação e pós-graduação dos seus estabelecimentos de ensino, nos seus processos de ensino, aprendizagem e desenvolvimento pessoal. Assim, neste serviço o aluno pode usufruir de um atendimento específico e personalizado sobre os seus problemas pessoais, sendo depois encaminhado para cuidados especializados no caso de tal ser necessário.

Este serviço funciona nos Campus Académicos de Gandra e de Vila Nova de Famalicão.

Horário de funcionamento: 09:00h às 13:00h, 14:00h às 18:00h.

Serviço de inserção profissional

O Serviço de inserção profissional é responsável por atender e apoiar de forma individual e personalizada os ex-alunos da CESPU com dificuldades de inserção no mercado de trabalho. Assim, este gabinete gere uma bolsa de emprego interactiva, contactando para tal, quer as empresas potencialmente interessadas em contratar profissionais de saúde licenciados pela CESPU, quer os ex-alunos que porventura estejam a procura de emprego.

Além disso, este gabinete é também responsável por divulgar e colaborar em candidaturas a programas de apoio ao emprego, por fornecer informação relativa a técnicas de procura activa de emprego aos ex-alunos da instituição e estabelecer a ligação com os vários Centros de Emprego do Pais, de forma a manter actualizada a sua bolsa de emprego.