O Departamento de Apoio ao Estudante, é um departamento transversal que apoia o estudante desde a sua candidatura até á inserção na vida ativa. Pretende contribuir para a integração dos alunos na vida académica, de forma a assegurar que os estudantes possam conhecer todos os serviços e meios ao seu dispor, bem como a sua forma de funcionamento.

Este Departamento tem assim como objetivo fundamental, o apoio geral ao estudante, especialmente o apoio psicológico e aconselhamento, esclarecimento e apoio na candidatura á bolsa de estudo e na inserção na vida ativa.

 

Contactos do Gabinete de Apoio ao Aluno

Campus Universitário de Gandra
Rua Central de Gandra, 1317
4585-116 Gandra PRD
Portugal
Tel: +351 224 157 171 | Fax: +351 224 157 173

Campus Académico de Famalicão
Rua José António Vidal, 81
4760-409 Vila Nova de Famalicão
Portugal
Tel: +351 252 303 600 | Fax: +351 252 303 694

 

Bolsa de Estudo / DGES

Desde 2005 que a CESPU CRL se associou à DGES, promovendo toda a dinâmica necessária, para que todos os seus estudantes possam ter acesso ao concurso da bolsa de estudo DGES que inclui o ensino superior privado.

Esta bolsa é atribuída para um ano letivo completo, salvo as exceções previstas.

As condições de atribuição de bolsa de estudo encontram-se definidas na legislação atualmente em vigor, nomeadamente no Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo a Estudantes do Ensino Superior, que pode ser consultado em www.dges.gov.pt/pt

 

Para mais informações deve dirigir-se ao SIASE (Serviços de Ação Social Escolar) na CESPU.

O atendimento é feito ao estudante presencialmente ou através dos seguintes emails:

acaosociale.essva@cespu.pt

acoasociale.essvs@cespu.pt

acoasociale.iucs@cespu.pt

 

 Horário de Funcionamento do SIASE (Gandra e Famalicão):

  • 3ª feira das 10:00 às 12:00 e das 14:30 às 17:00
  • 5ª feira das 10:00 às 12:00

 

 

Apoio Psicológico

O Serviço de Apoio Psicológico da CESPU,  tem como missão apoiar psicologicamente os estudantes de graduação e pós-graduação dos seus estabelecimentos de ensino, nos seus processos de ensino, aprendizagem e desenvolvimento pessoal. Assim, neste serviço o aluno pode usufruir de um atendimento específico e personalizado sobre os seus problemas pessoais, sendo depois encaminhado para cuidados especializados no caso de tal ser necessário.

Este serviço funciona nos Campus Académicos de Gandra e de Vila Nova de Famalicão.

Horário de funcionamento: 09:00h às 13:00h, 14:00h às 18:00h.

 

Serviço de Inserção Profissional

O Serviço de inserção profissional é responsável por atender e apoiar de forma individual e personalizada os ex-alunos da CESPU com dificuldades de inserção no mercado de trabalho. Assim, este gabinete gere uma bolsa de emprego interativa, contactando para tal, quer as empresas potencialmente interessadas em contratar profissionais de saúde licenciados pela CESPU, quer os ex-alunos que porventura estejam a procura de emprego.

Além disso, este gabinete é também responsável por divulgar e colaborar em candidaturas a programas de apoio ao emprego, por fornecer informação relativa a técnicas de procura ativa de emprego aos ex-alunos da instituição e estabelecer a ligação com os vários Centros de Emprego do Pais, de forma a manter atualizada a sua bolsa de emprego. Mais informações

 

 

Provedor do Estudante

O Provedor do Estudante, nos termos dos estatutos da CESPU – Instituto Politécnico de Saúde do Norte (IPSN) e do Instituto Universitário de Ciências da Saúde (IUCS), atua por via da articulação com os diversos órgãos e serviços da instituição com total independência e isenção.

Tem como função, sem poder de decisão, defender e promover os direitos e interesses legítimos dos estudantes do IPSN/IUCS, exercendo-a em assuntos de cariz educativo, pedagógico, social ou administrativo.

 

Compete ao Provedor do Estudante:

a) Apreciar as queixas e reclamações dirigidas pelos estudantes e emitir recomendações aos órgãos competentes, aos docentes e outros agentes e aos serviços do IPSN ou das suas unidades orgânicas com vista à revogação, reforma ou conversão dos atos lesivos dos direitos dos estudantes e à melhoria dos serviços;

b) Emitir recomendações e fazer propostas de elaboração de novos regulamentos ou de alteração dos regulamentos em vigor, tendo em vista acautelar os interesses dos estudantes, nomeadamente no domínio da atividade pedagógica e da ação social escolar;

c) Emitir parecer sobre quaisquer matérias na sua esfera de atuação, quer por iniciativa própria, quer a solicitação dos órgãos do IPSN ou das suas unidades orgânicas;

d) Contribuir para a elaboração e atualização do regulamento disciplinar dos estudantes e do código de conduta dos estudantes.

 

Identificação dos Provedores do Estudante na CESPU:

  • Instituto Politécnico de Saúde do Norte – Escola Superior de Saúde do Vale do Ave e Escola Superior de Saúde do Vale do Sousa é o Professor Doutor Mário Passos;
  • O Provedor do Estudante do Instituto Universitário de Ciências da Saúde é o Dr. Paulo Alexandre Moreira Carvalho Ranito.

 

A Provedoria do Estudante pode ser contactada através do email:

provedor.estudante@ipsn.cespu.pt para o IPSN

provedor.estudante@iucs.cespu.pt para o IUCS.