Sobre o programa/ciclo de estudos

A Podiatria Clínica é uma especialidade da Podologia, que inclui a prevenção, o diagnóstico e o tratamento das diferentes repercussões sistémicas do organismo humano no pé.

Esta especialidade envolve as atuais patologias metabólicas do organismo humano com repercussão no pé, permitindo tratar de forma preventiva e curativa as patologias do pé.

Neste ciclo de estudos, o aluno deve ser capaz de conhecer a fisiologia humana, patologia sistémica vascular, neurológica, endócrina, fisiopatologia do envelhecimento, fisiopatologia da dor, de forma a reconhecer e tratar de forma especializada, através de técnicas conservadoras, cirúrgicas e farmacológicas as diversas alterações do pé e suas repercussões.

Os alunos de mestrado terão a oportunidade de aprofundar os conhecimentos teóricos, a experimentação prática laboratorial e a integração em meio real de trabalho, em contexto clínico integral nomeadamente, clínicas, centros de Saúde, Hospitais e Unidades Multidisciplinares do Pé Diabético, entre outras.

O Mestrado em Podiatria Clínica (120 ECTS) - cujo plano de estudos foi publicado na II série do Diário da República, nº 119, de 23 de junho de 2009, com Aviso nº 11271/2009, pretende fornecer aos profissionais de saúde em exercício, ou licenciados que pretendam exercer a sua atividade na área da Saúde, uma preparação específica, teórica e prática, que complemente a sua formação de base, permitindo uma atualização em áreas especializadas da Podologia, incluindo os aspetos relacionados com o pé e com o doente. Pretende-se ainda colmatar uma lacuna existente nas reais necessidades dos saberes dos profissionais, assim como a especialização profissional que complementará as competências técnicas aos novos conceitos e metodologias de trabalho em benefício do desenvolvimento das Ciências da Podologia.

As evoluções mais recentes ao nível do sistema de saúde, em geral, e de toda a atividade relacionada com a Podologia, em particular, reforça a atualidade deste curso.

Nesta perspetiva pretende-se que o presente Mestrado, adequado a Bolonha, contribua para uma prática profissional de excelência e seja um motivo de inovação, qualidade e rigor, características que são apanágio da Instituição.

Curso acreditado pela A3ES 02-03-2011 (CEF).

Nível de qualificação

Ensino Superior Politécnico_Mestrado_2º ciclo de estudos conducente ao grau de mestre_ Nível 5 ISCED

Requisitos de acesso

Podem candidatar-se ao ingresso no 2º ciclo de estudos conducentes ao grau de mestre: a) Os titulares de grau de licenciado ou equivalente legal; b) Os titulares de um grau académico superior estrangeiro, que seja reconhecido como satisfazendo os objectivos do grau de licenciado pelo órgão científico estatutariamente competente do Instituto; c) Os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo órgão científico estatutariamente competente do Instituto.

Tipo de reconhecimento

O Mestre em Podiatria Clínica está apto para desenvolver as suas funções como Podologista na área clínica, nomeadamente em clínicas privadas, centros de saúde e hospitais, nos termos da Lei n.º 65/2014 de 28 de agosto. Curso acreditado pela A3ES em 02-03-2011 (CEF)

Língua de aprendizagem

Português

Escola

Escola Superior de Saúde do Vale do Ave - Vila Nova de Famalicão

Duracao (*)

2/A

Duração oficial

2 anos - 4 semestres - 120 ECTS

Regime (**)

D

Regime de estudo

Tempo integral

Coordenador

DOMINGOS DIAS GOMES

Legislação

Aviso n.º 12680/2012 de 21 de setembro

Áreas científicas preponderantes

Designação Nº Créditos
Obrigatórios
Nº Créditos
Opcionais
Ciências da Podologia 100 0
Medicina 20 0

(*) A = Ano(s), S = Semestre(s)

(**) D = Diurno, N = Noturno

Plano de estudos do programa

1º ano

Unidade curricular Área científica Regimea) Horasb) ECTS Obs.c)
      T TP PL P OT TC E S O  
Dor Medicina A - 90 - - - - - - - 10
Propedêutica Clínica Medicina A - 90 - - - - - - - 10
Pé Diabético Ciências da Podologia A - 60 - - - - 60 - - 12
Pé Geriátrico Ciências da Podologia A - 90 - - - - - - - 10
Pé Neurológico Ciências da Podologia A - 90 - - - - - - - 10
Pé Vascular Ciências da Podologia A 60 - 60 - - - - - - 8

2º ano

Unidade curricular Área científica Regimea) Horasb) ECTS Obs.c)
      T TP PL P OT TC E S O  
Estágio Profissionalizante Ciências da Podologia A - - - - 60 - 630 30 - 60

Legenda a)

A: Anual; S: Semestral

Legenda b)

T: Teóricas; TP: Teórico-práticas; P: Práticas; PL: Práticas-laboratoriais; S: Seminário; E: Estágio; OT: Orientação tutória; O: Outras

Legenda c)

o) Opcional