Introdução

A CESPU ao criar o curso de Pós-Graduação em Nutrição, Qualidade e Segurança Alimentar, vem aperfeiçoar outras Pós-Graduações já ministradas na área da Saúde e Segurança Alimentar no sentido de ir ao encontro das necessidades evidenciadas pelo mercado. Esta PG visa fundamentalmente a valorização pessoal de directores/coordenadores técnicos de diversas empresas como são exemplo Instituições Particulares de solidariedade social (IPSS), centros hospitalares, lares de idosos, restauração colectiva, consultores em segurança alimentar, etc.. Existe uma efetiva necessidade no sector alimentar de profissionais com elevada capacidade de acompanhamento e conhecimentos técnicos ao nível da implementação de sistemas de qualidade e de segurança alimentar (ISO, BRC e EFSIS). Esta formação pós-graduada visa também o aporte de conhecimentos  relativos à optimização de dietas alimentares.

Data realização do curso

Outubro de 2017 a Maio de 2018

Estrutura curricular

U.C. 1 - HIGIENE E SEGURANÇA ALIMENTAR

U.C. 2 - MÉTODOS E TÉCNICAS DE GESTÃO DA QUALIDADE ALIMENTAR

U.C.3 - HACCP

U.C.4 - ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO

Documentação necessária de candidatura

Curriculum Vitae;
Fotocópia do Certificado de Habilitações;
Preenchimento do boletim de candidatura online: https://inscricoes.cespu.pt/index.php/141458?lang=pt;
Fotocópia do Bilhete de Identidade, Cartão de Contribuinte ou do Cartão de Cidadão (opcional);
Cheque ou comprovativo de transferência para o IBAN PT50 0033.0000.00048634338.29, no valor da candidatura (50 euros).

Informação e contactos

CESPU - Formação
Rua Central de Gandra, 1317
4585-116 Gandra - Paredes
Tel. 224 157 174/06
info@formacao.cespu.pt
www.cespu.pt

Local(is) de formação do curso

Campus Académico de Vila Nova de Famalicão
Campus Académico de Vila Nova de Famalicão
R. José António Vidal,81
4760-409 Vila Nova de Famalicão - PORTUGAL

Entidades parceiras

Coordenação científica

Coordenação pedagógica

Objetivos

  1. Ministrar aos participantes conhecimentos teóricos e práticos no âmbito da higiene alimentar.
  2. Oferecer os recursos necessários à implementação de sistemas de gestão da segurança alimentar segundo os requisitos de Boas Práticas de Higiene e Fabrico e da aplicação do sistema de Análise dos Perigos e Controlo dos Pontos Críticos (HACCP), dotando os formandos de todos os conhecimentos essenciais ao planeamento, exploração, manutenção e actualização dos sistemas de gestão da qualidade e da segurança alimentar.
  3. Dotar os formandos de conhecimentos relativos aos referenciais normativos ISO, BRC e EFSIS (qualidade e segurança alimentar).
  4. Dotar os formandos de conhecimentos básicos relativos a dietas alimentares.

Destinatários

Licenciados em Biologia, Química, Ciências Farmacêuticas, Ciências Alimentares, Psicologia e Ciências Sociais.

Candidatura e selecção

Fase de candidatura até 6 de Outubro de 2017.

Ordem de inscrição.

Nº de vagas para o curso

30

Carga horária

152 horas de contacto

Unidades de crédito do curso

20

Critérios de aprovação

Aprovação em todas as Unidades Curriculares.

Duração e regime

Pós- Laboral

Sexta-feira, das 18:00 às 22:00 e sabado das 9:00 às 18:00(quinzenalmente).

Cronograma

2017

27 e 28 de Outubro

10 e 11 de Novembro

24 e 25 de Novembro

15 e 16 de Dezembro

2018

12 e 13 de Janeiro

26 e 27 de Janeiro

2 e 3 de Fevereiro

16 e 17 de Fevereiro

2 e 3 de Março

16 e 17 de Março

6 e 7 de Abril

20 e 21 de Abril

5 de Maio

Corpo docente

Ana Luisa Paiva, Profa. Doutora

Licenciatura em Engenharia Química (FEUP). Pós Graduação em Engenharia da Qualidade (IEP / FEUP) e Pós Graduação em Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho (SGS Portugal). Mestrado em Ciência e Engenharia Alimentar (ESB/UCP). Doutoramento em Biotecnologia (ESB/UCP). Desde Maio de 2004: Vice-presidente da Direcção Regional do Norte da Associação Portuguesa para a Qualidade (APQ-DRN). Desde Maio de 2000, membro da Bolsa de Auditores da SGS ICS.  Auditor Coordenador para Sistemas de Gestão da Qualidade (ISO 9000), Ambiente (ISO 14001), Segurança Alimentar (ISO 22000, Codex Alimentarius, BRC, GTP), Gestão de Investigação, Desenvolvimento e Inovação (NP 4457).

Cândido Pires, Eng.

Licenciado em  Engenharia pela Universidade do Minho.Diretor Geral da Lusaenor, Lda.Auditor Coordenador de Sistemas de Gestão da Qualidade ISO 9001 e Sistema de Gestão IDI (NP4457). Formador de Sistemas de Gestão. Presidente da Direção do Centro de Solidariedade de Braga – Projeto no Homem. Presidente da Mesa de Assembleia Geral da Federação Portuguesa das Instituições Sociais afetas à Prevenção da Toxicodependência. Perito na área dos Serviços Socias.

Carla Maria Osório Ferreira Malheiro, Mestre

Mestre em Engenharia Industrial com Especialização em Gestão Industrial. Pós-graduada em Consultoria e Auditoria Alimentar. Licenciada em Engenharia Alimentar. Diretora da Qualidade  e Segurança Alimentar da CND - Companhia Nacional de distribuição e da DCG - Distribuição e Comercio Geral - Grupo Teixeira Duarte, SA(Auditora, Formadora e Coordenadora da Equipa HACCP).

Maria Begoña Criado, Profa. Doutora

Licenciada em Biologia pela Universidade do País Basco (Espanha). Doutorada em Ciências (ramo Biologia) pela Universidade do País Basco reconhecida pela reitoria da Universidade do Porto. Diretora do Departamento de Ciências Biomédicas da ESSVA. Professor coordenador da CESPU., crl.  Docente da licenciatura em Dietética da ESSVA (2008-2014). Diretora do Centro de investigação em Tecnologias da Saúde (2007-2012).

Maria do Céu Monteiro, Profa. Doutora

Licenciatura em Bioquímica pela Universidade de Coimbra. Doutoramento em Ciências Biológicas (área Bioquímica clínica e médica) pela Universidade de Valéncia. Diretora do Departamento de Ciências Biomédicas da ESSVS. Professora coordenadora da CESPU., crl . Docente do curso de Dietética da ESSVA. Docente de Bioquímica do IPSN e do IUCS.

Marta Soares, Profa. Doutora

Licenciada em Microbiologia pela UCP - ESB e Mestre em Controlo de Qualidade na Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto. Doutorada em Microbiologia e Parasitologia pela Universidade de Vigo reconhecida pela reitoria da Universidade do Porto. Docente Regente de Microbiologia e Parasitologia, Microbiologia Alimentar, controlo de qualidade na CESPU. Responsável pela motivação dos alunos na área do empreendedorismo.

Ricardo Dinis, Prof. Doutor

Licenciado em Ciências Farmacêuticas, Doutor em Toxicologia pela Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto e da Universidade de Salamanca, Doutoramento Europeu pela Universidade do Porto, Agregado em Ciências Forenses pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, Presidente da Associação Portuguesa de Ciências Forenses e Vice-Presidente da Sociedade Portuguesa Para o Estudo da Criança Abusada e Negligenciada. Professor de Toxicologia Clínica, Analítica. Forense e Alimentar do Instituto Universitário de Ciências da Saúde (IUCS)-CESPU e da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, Investigador do UCIBIO-REQUIMTE, autor de mais de 70 artigos em revistas internacionais com índice de impacto, autor de 4 patentes e livros editados.

Rui Pedro Lima, Eng.

Mestre em Empreendedorismo e Inovação na Indústria Alimentar. Especialista em Indústrias Alimentares, Especialista em Engª Biomédica, Licenciado em Engenharia Alimentar no Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Técnico Superior na CESPU. Vice Presidente do colégio de Engª Alimentar da OET. Consultor de Higiene e Segurança Alimentar. CEO e co-founder  da RPL,Lda